Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Sabedoria,
Vem, Espírito Santo! Vem com o dom do Entendimento,
dar mais inteligência aos governantes e aos políticos, para servirem reponsavelmente os povos. A inteligência que nasce do diálogo e do confronto, que não se deixa corromper pelo dinheiro nem pelo poder; aquela que está ao serviço da verdade e do desenvolvimento, que não usa as palavras em vão, e é nobre para assumir as responsabilidades.
Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Ciência,
abrir horizontes de esperança aos mais jovens, para não desistirem de sonhar e inventar novos caminhos. Aquela ciência que é fruto do trabalho e da criatividade, que se maravilha com a criação e se abre aos valores fundamentais; aquela que promove a dignidade do ser humano e o une a Deus.
Vem, Espírito Santo! Vem, com o dom do Conselho,
fortalecer os pais e educadores, para redescobrirem a alegria e a grandeza de educar. Aquele conselho que ensina a fazer as melhores escolhas e é fruto de um amor exigente; o conselho que fortalece a vontade e transmite a felicidade de ser-se responsável.
Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Fortaleza,
animar os mais pobres e desfavorecidos, para não desistirem perante as adversidades. Aquela fortaleza que revela o valor de cada pessoa e a sua justa luta pelos direitos humanos; aquela que compromete todos para assumirmos os comuns deveres, e não deixa criar dependências escravizantes, nem abismos de desigualdade.
Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Piedade,
unir todos os crentes no respeito e no empenho pela liberdade religiosa no mundo. Aquela piedade que só reconhece o amor a Deus no amor concreto aos outros, libertando-se de “piedades” inúteis e folclóricas; aquela que promove a justiça e não põe fronteiras ao amor de Deus.
Vem, Espírito Santo! Vem com o dom do Temor de Deus,
responsabilizar toda a humanidade no cuidado da vida e dos dons recebidos e adquiridos. Aquele temor que não é medo, mas atenção e fidelidade ao essencial, confiado na salvação oferecida em Jesus; aquele nos faz viver em mais amor e verdade, na comunhão com Deus – Trindade.
Por P.e Vítor Gonçalves, in VOZ DA VERDADE, 24.05.2015


Comentários
Enviar um comentário