Crise de 2008 era «evitável» e pode voltar a repetir-se

Sistema pouco mudou nos últimos anos, diz comissão de inquérito nos Estados Unidos

  • Por Agência Financeira  LF
  • 2011-01-27
A crise financeira de 2008 era «evitável», mas ainda hoje a economia mundial vive no risco de se repetir, dado que o sistema pouco mudou nos últimos anos, revelou uma comissão de inquérito nos Estados Unidos.

As conclusões do relatório final, de 633 páginas, da Comissão de Inquérito à Crise Financeira, a primeira a nível bipartidário sobre as causas da crise de 2008 foram hoje apresentadas em Washington pelo presidente da entidade, Phil Angelides.

«Concluímos, em primeiro lugar e antes de tudo, que este crise era evitável», disse Angelides em conferência de imprensa, citada pela Lusa.

A conclusão contraria a tese sustentada por inúmeros supervisores do sector financeiro e banqueiros, de que ninguém poderia ter antecipado os eventos de 2008.

«Alguns em Wall Street e em Washington com uma quota parte no status quo podem sentir-se tentados a limpar da memória esta crise ou a sugerir novamente que ninguém a poderia ter adivinhado ou previsto», adiantou Angelides.

Até chegar ao actual relatório, a Comissão analisou milhares de mensagens, testemunhos e outros documentos.

Além do relatório, a comissão libertou 1.200 documentos no seu site, a que se deverão juntar outros 700 e 300 transcrições de entrevistas antes de terminar formalmente os seus trabalhos, a 13 de Fevereiro.

Comentários