10 doenças transmitidas espiritualmente

Espiritualidade fast-food
É um produto da fantasia comum e celebra a gratificação instantânea. Diz que o alívio dos sofrimentos próprios da nossa condição humana pode ser rápido e fácil, seguindo dicas de auto-ajuda ou pedindo milagres instantâneos a troco de promessas. Porém, a espiritualidade cristã é a do fermento, a da semente; não pode ser obtida com uma solução rápida.

Falsa espiritualidade
É a espiritualidade do imitador. É a tendência de falar, vestir e agir como se imagina que seja uma pessoa espiritual. Em vez disso, convém ler ou assistir a vídeos biográficos dos santos, para inspirar-se neles e cada um ser santo à sua maneira.

Motivações confusas
Embora o nosso desejo de crescer seja genuíno e puro, muitas vezes ele confunde-se com motivações menores:
- o desejo de ser amado mais do que amar;
- o desejo de pertencer a alguém mais do que servir o próximo;
- a necessidade de preencher o nosso vazio interno com compensações emocionais, económicas ou ideológicas em vez de se doar;
- a crença de que o caminho espiritual removerá o nosso sofrimento e ambição espiritual em vez de perceber que o caminho do triunfo é feito de sofrimentos e sacrifícios;
- o desejo de ser especial, de ser o melhor, para ser “o único”, em vez de ser genuíno...

Julgar-se iluminado
É dizer: «Eu tenho a minha fé. Eu leio autores e pensamentos inspiradores. Eu medito através de ioga e outras técnicas de meditação, eu não preciso de ir a uma igreja...»
É a doença daqueles que se julgam iluminados.
A verdadeira experiência espiritual será aderir a Jesus Cristo, ao que Ele disse e fez e vivê-lo em comunidade.

O crente fortaleza
É a doença de quem acha que tem a verdade e que pode julgar tudo e todos na base dessa crença.

Galeria de mestres espirituais
É o culto dos ídolos, que podem ser celebridades, astros e forças do universo, músicas, alguma das artes...

Orgulho Espiritual
Surge quando, através de anos de esforço trabalhado, se alcança um certo nível de sabedoria e pensa-se que, a partir de então, já não é preciso aprender mais nada, mas apenas ensinar.
O sentimento de “superioridade espiritual” é outro sintoma desta doença transmitida espiritualmente. Manifesta-se como uma sensação sutil de que “Eu sou melhor, mais sábio e acima dos outros porque sou espiritual”.

Mente de Grupo
Um grupo espiritual faz acordos subtis e inconscientes sobre as formas corretas de pensar, falar, vestir e agir. Indivíduos e grupos infetados com o “espírito de grupo” rejeitam indivíduos, atitudes e circunstâncias que não estão em conformidade com as regras, muitas vezes não escritas do grupo.

Complexo de Povo Escolhido
É a crença de que “o nosso grupo é melhor, mais poderoso, iluminado e evoluído espiritualmente do que qualquer outro grupo”.
O crente, em vez, é aquele que humildemente se vê sempre em caminho, a precisar de Único que o pode ajudar a encontrar o caminho certo.

O Vírus Mortal “Eu Cheguei”
Esta doença é tão potente que tem a capacidade de ser terminal e mortal para a nossa evolução espiritual. É a crença de que se atingiu a meta final do caminho espiritual.
Ora, o verdeiro final da espiritualidade é ver Deus face a face. Até lá, andaremos tateando, indagando, sempre à procura. E o único a que podemos aspirar é permanecer fiéis, perseverantes.
Assim se entende a expressão de S. Paulo «Combati o bom combate, terminei a corrida, permaneci fiel. A partir de agora, já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor, justo juiz, e não somente a mim, mas a todos os que anseiam pela sua vinda.»

Mariana Caplan, Ph.D., em http://www.luzdegaia.org

Comentários

  1. Muito bom artigo! É sempre bom termos consciência dos próprios erros, e ficarmos cientes do nosso "eu interior" e espiritual.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário