Eunice, mãe de Timóteo, uma mãe dedicada que São Paulo apresenta como exemplo das mães dos presbíteros
Atos dos Apóstolos 16 - Introdução: O Apóstolo Paulo estava na sua segunda viagem missionária, acompanhado de Silas; passavam pelas cidades da Ásia até chegarem a Jerusalém. Paulo ia pregando o Evangelho de Jesus Cristo, abrindo igrejas e animando e instruindo aquelas que ele já havia implantado em sua primeira viagem missionária.
Paulo chegou às cidades de Derbe e Listra, na Ásia. Aqui inicia o ministério de uma grande Evangelista chamado Timóteo.
Gostaria de contar a história da mãe deste Evangelista; uma mãe dedicada e perseverante. E a melhor maneira de conhecer a mãe é ver a história do filho.
Quem foi Timóteo.
O Nome Timóteo significa: Honrado por Deus.
Timóteo morava com os pais em Listra. O pai era grego e a mãe era judia (Atos dos Apóstolos 16, 1).
A sua mãe e a sua avó eram crentes. Escreveu São Paulo: «Trago à memória a tua fé sem fingimento, que se encontrava já na tua avó Loide e na tua mãe Eunice e que, estou seguro, se encontra também em ti» (1 Tm 1, 5)
A educação de Timóteo foi segundo a Escritura Sagrada.
«Permanece firme naquilo que aprendeste e de que adquiriste a certeza, bem ciente de quem o aprendeste. Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa» (2.ª Carta de São Paulo a Timóteo 3, 14)
A conversão de Timóteo aconteceu durante sua adolescência.
Os estudiosos das Escrituras dizem que Timóteo se converteu durante a primeira a primeira viagem missionária de Paulo naquela região, e que ele deveria ter 13 anos de idade.
Quando Paulo o encontra na segunda viagem missionária, Timóteo tem entre 18 e 20 anos idade. São Paulo foi o pai espiritual de Timóteo. Paulo chama a Timóteo «filho amado» (2 Tm 1, 2; 2, 1).
O caráter de Timóteo era nobre e genuíno.
Timóteo estudava as Escrituras. Aprendeu-o com a mãe e a avó, que tinham as virtudes enaltecidas pelo Livro dos Provérbios: «A mulher sábia edifica a sua família» (Pr 14, 1): «Ensina ao jovem o caminho que deve seguir; mesmo quando envelhecer, não se desviará dele» (Pr 22, 6).
Tanto Timóteo como a sua família davam um bom testemunho na sua cidade
«Paulo chegou em seguida a Derbe e, depois, a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego, que era muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icónio. Paulo resolveu levá-lo consigo» (Atos dos Apóstolos 16, 1-3)
Viviam de uma maneira que glorificava o Nome do Senhor.
Era uma família transformada pelo Evangelho e que agora glorificava o Nome do Senhor com as suas obras.
Todos os vizinhos falavam bem desta família.
A luz do Evangelho de Jesus Cristo brilhava naquela casa.
No que se Transformou Timóteo
Timóteo foi crescendo naquela família transformada pelo Evangelho. Aprendeu em casa a maneira de servir a Deus. Foi chamado por Deus para ser um Evangelista.
«Tu, pois, meu filho, sê forte na graça de Cristo Jesus. Quanto de mim ouviste, na presença de muitas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiança, que sejam capazes de o ensinar também a outros» (2 Tm 2, 1-2)
A mãe e a avó de Timóteo não sabiam, mas foram um canal de Deus, para a formação deste homem de Deus.
Deus tem sempre surpresas extraordinárias para as mães que confiam nele: Deus serve-se das mães como bênção na sua família; os planos de Deus para uma família, Nele começam e Ele os irá concluir.
«Aquele que em vós deu início a uma boa obra há de levá-la ao fim, até ao dia de Cristo Jesus» (Carta aos Filipenses 1, 6).
A partir de www.lucianosantos.net/estudos-biblicos

Comentários
Enviar um comentário