Associação Fraternitas reflecte sobre as mulheres no mundo e na Igreja


Começa hoje, em Fátima, o 19.º Encontro Nacional da Associação Fraternitas Movimento. O evento tem lugar no Seminário do Verbo Divino. Começa pelas 20h00 de hoje, sexta-feira, dia 30 de setembro, e conclui com o almoço no domingo, dia 2 de outubro.
São três os momentos do Encontro que reúne cerca de meia centena de padres casados, esposas, filhos, viúvos e viúvas.
Nas noites de hoje, sexta-feira, e de amanhã, sábado, haverá Tertúlia Fraterna, em que os membros do movimento poderão falar de como se realizou e realizam as intenções da sua bênção nupcial, nomeadamente: “no dom recíproco do seu amor, alegrem com seus filhos a família e a Igreja. Eles Vos louvem, Senhor, na alegria e Vos procurem na tristeza; no trabalho sintam a Vossa ajuda e nas dificuldades a Vossa consolação; rezem na assembleia cristã e sejam vossas testemunhas no mundo; e (tenham) de uma vida longa e feliz.”
No sábado, dia 1 de outubro, a teóloga portuguesa Teresa Toldy irá reflectir com o grupo sobre o tema «Mulheres no mundo e na Igreja: o que mudou? O que falta mudar».



Teresa Martinho Toldy
Casada, nasceu em Lisboa, em 1961. Licenciou-se em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa, onde terminou o Mestrado em Teologia, em 1988, e onde foi assistente entre 1985 e 1991. Em 1996, doutorou-se em Teologia na Philosophich-Teologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt), com a teseDeus e a Palavra de Deus na Teologia Feminista. Foi bolseira do Deutscher Akademischer Autauschdienst, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Philosofisch-Teologische Hochschule Sankt Georgen. Actualmente, é professora de ética na Universidade Fernando Pessoas, no Porto.





No domingo, dia 2, realiza-se a Assembleia-Geral extraordinária da Associação Fraternitas, em que o assunto em discussão será se o Movimento pode ou não deixar de acolher apenas padres casados ou não, e suas esposas ou viúvas, e abrir-se a consagradas e consagrados não ordenados desvinculados dos seus votos.
A Associação Fraternitas Movimento – www.fraternitas.pt e http://fraternitasmovimento.blogspot.com – é constituída por padres dispensados do exercício do ministério, casados ou não, e suas esposas ou viúvas.
Tem como objectivo ajudar os seus membros, proporcionando-lhes um espaço de encontro fraterno e acolhedor, onde se possam sentir compreendidos e encorajados; estudar em Igreja formas de colaboração visando o aproveitamento das capacidades e potencialidades dos seus membros, nomeadamente nas áreas da acção social e da educação religiosa e cívica, bem como em actividades pastorais consentâneas com a sua situação.

Contactos:
Secretária – Urtélia Silva 914 754 706 || secretariado@fraternitas.pt
Presidente – Fernando Félix 936 460 239

Comentários

  1. Olá amigos. estais reunidos para debater uma questão fundamental da Igreja de hoje. Na retaguarda pedimos que o Senhor vos inspire, vos acompanhe com Seu Espírito, que vos abra mais ao mistério, à criatividade e inovação nesta Igreja que está marcada por tradições que nem sempre respeitam a verdadeira e autêntica tradição. O Vaticano II abriu caminho a uma serva e pobre, mas forças que nem sempre são vivas encarregam-de de obstruir esses caminhos de modo que nos dão uma igreja enfeudada, presa do materialismo e medrosa. A nossa Fé aponta para aquele que venceu o mundo e que está presente na Sua Igreja, Ele a conduz de modo eficaz, mas no seu percurso que nãpo é o nosso caminho nem se limoita pelas nossas pressas. O que importa é que o Espírito está presente guia. A nós pede-se fidelidade, a fidelidade de Maria que no silêncio, na discrição, na rotina vivia intensae profundanente omistério mais estonteante da humanidade. Bom caminho na fé ainda que não seja a curto prazo,nem mesmo na nossa vida terrena , o gozo ou alegria ve vivermos a plenitude dos valores que entram no nosso ideal. Recordo e anima-me a figira do velho Simeão que contem+lou o Salvador e isso deixou-o feliz, mas há muitos outros que viveram, sofreram, morreram sem verem essedia. Nós poderemos ter a sorte de Simeão, mas também nos poderá estar reserva a sorte de tantos outros que viveram na Fé e esperança e morreram sem ver, mas onosso Deus acompanha no silêncio e faz brotar das cinzas a vitória. Obrigado pelo vooso determinação e coiragem deste encontro.
    Gostei do Espiral. Parabèns. Um abraço no Espírito de Jesus.

    --
    Joaquim Soares

    ResponderEliminar

Enviar um comentário