O objetivo da vida Cristã é a vida de Cristo. Por isso, cada vez que nos reunimos na Eucaristia dizemos: "por Cristo, com Cristo e em Cristo".
O bispo, os presbíteros, os diáconos, os religiosos, os leigos, todos nós, fieis em Cristo, somos a Igreja. Desta forma ela é mais visível.
E a igreja de pedra simboliza isto: o mistério da Igreja. Não é um símbolo de ostentação, não é um símbolo de poder.
Aqui se sente e vive a Igreja. Temos a Eucaristia, temos o Evangelho, temos Deus connosco, e isso faz de nós homens e mulheres novos.
O templo de Deus é de Deus connosco. Mais do que uma casa, mais do que um templo, é a convivência de Deus nos filhos que aqui vêm renovar-se na esperança e na alegria da entrega do amor.
Somos aquilo que somos e representamos todos aqueles que aqui estiveram nos domingos passados, todos aqueles que hoje não puderam vir, todos aqueles que em união com esta mesma Igreja celebram este dia nas suas comunidades, na sua adoração pessoal e comunitária.
Que Aquele que celebramos seja o mesmo que vivemos. O objetivo da vida Cristã é a vida de Cristo. Por isso, cada vez que nos reunimos na Eucaristia dizemos: «Por Cristo, com Cristo e em Cristo.»
Uma Igreja existe para evangelizar, para mostrar aos olhos dos homens e mulheres de hoje, aos jovens, às crianças, a todos, como é belo ser cristão, como é belo sermos Igreja.
D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda
Comentários
Enviar um comentário