Europa precisa de ouvir a voz da fé

O Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, alertou, este fim-de-semana, para a necessidade de a Igreja aprender a ler os sinais do tempo e diz que a Europa de hoje precisa mais do que nunca de ouvir a voz da fé e da Igreja. D. António Vitalino, que participou nas II Jornadas da Cultura, em Braga, sublinhou, na ocasião, o contributo da fé na reconstrução da Europa dos dias de hoje.
“É importante que a nossa metodologia de leitura dos sinais dos tempos não seja sempre no sentido negativo de diabolizar aquilo que não vem de encontro ao que estávamos habituados a pensar ou a fazer, mas saber ler que também temos de mudar em muitas coisas porque a mutação cultural não é só dos outros ou das estruturas, é também das nossas estruturas, e creio que aqui há muito a mudar, mas começa sempre por nós mesmos”, afi rmou o Bispo de Beja.
Estas mudanças são necessárias para responder a uma Europa cada vez mais assente na razão e na economia, onde a fé e a Igreja deverão, mais que nunca, ter uma palavra a dizer: “No testemunho da fé, de Jesus Cristo, porque é esse complemento de alma que alta à Europa e, portanto, mais do que nunca, somos chamados a estar presentes na construção da Europa”.

Comentários