ANTHONY PADOVANO, EMBAIXADOR DA CORPUS, RECEBIDO PELA FRATERNITAS



(Anthony e Theresa Padovano)

Anthony Padovano (AP) participou recentemente numa reunião do Movimento Nós Somos Igreja (MNSI) Internacional em Lisboa, a pedido do Movimento.

Dado que AP viu o seu regresso a New Jersey atrasado por causa do furacão Sandy, a Fraternitas deu a AP a oportunidade de conhecer os arredores de Lisboa. Entretanto, ficámos a saber que AP é padre dispensado norte-americano, teólogo, foi presidente da associação de padres dispensados norte-americanos chamada Corpus e actualmente é Embaixador da Corpus junto de organizações internacionais como o MNSI, a Federação Internacional de Associações de padres dispensados e a Plataforma Europeia para a Renovação do Ministério Católico, organismo que foi formado a partir da Federação Internacional.

A Fraternitas começou a estabelecer contactos com a Corpus que igualmente nos pediu informações sobre a Fraternitas.

A Corpus define-se como uma “comunidade de fé que afirma um sacerdócio inclusivo radicado numa Igreja reformada e renovada.

A Corpus disponibiliza não somente um ministério de serviço que é aberto aos diversos caminhos pelos quais as pessoas são chamadas autenticamente por Deus, assim como também procura colaboração sacramental ecuménica. A comunidade e o ministério são definidos não apenas em categorias tradicionais e canónicas, mas em termos das necessidades que requerem autonomia e serviço pastoral.

A Corpus é definida pela tradição Católica Romana e também pelos carismas e decisões da consciência que o Espírito inspira”.

Os presidentes da Corpus são marido e mulher, tal como os secretários da direcção, os responsáveis pelo boletim de informação, pelos encontros e pela Comunidade João XXIII. Além destes cargos, a Corpus tem ainda um tesoureiro, um embaixador (AP), um coordenador da base de dados e dois encarregados do site.

O último boletim (chamado Corpus Reports) de Nov/Dez abre com um artigo de AP intitulado “Ventos dominantes” sobre o Concílio Vaticano II e a actualidade*. AP diz que no Concílio nasceu um novo sentido de Igreja. O Espírito que impulsionou os participantes no Vaticano II, está na Igreja também neste momento e opera das maneiras que menos esperamos. Outros títulos neste nº: o Vaticano II já nos fez livres; mudar a Igreja exige vontade, competência e organização estratégica; memória dos nossos antepassados espirituais; os nossos Santos patronos mais recentes (refere os membros da Corpus recentemente falecidos com breves resumos das suas vidas); padrões de autenticidade; um novo ressurgimento espiritual; secção de comentários dos leitores.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 
* Na sequência da última reunião do MNSI Internacional, AP escreveu um artigo intitulado “Organizar a esperança” de que publicaremos excertos no próximo Espiral.

** Quem quiser consultar as notícias completas da Corpus (em inglês) peça ao Secretariado para lhe enviar o mail em que elas podem ser acedidas.

Comentários