retiro online - 7.º dia - 27 de novembro de 2012 - A FÉ é TANGÍVEL – O toque do discípulo

Retiro: A FÉ E OS SENTIDOS DO NOVO EVANGELIZADOR. “Tende em vós o mesmo sentir de Jesus” (Fil 2,5)

TACTO: Tocar e deixar-se tocar … A FÉ é TANGÍVEL – O toque do discípulo

Graça a pedir: deixar-se encontrar e levar aos ombros do Bom Pastor

Música de meditação


Ler Mc 5, 21-43 (A fé da mulher hemorroíssa e de Jairo)

Marcos narra-nos a realização de dois grandes milagres: a cura da mulher que tinha uma hemorragia há 12 anos, e a "reanimação" de uma menina de 12 anos que havia sido dada como morta. Além da repetição desses 12 anos nas duas histórias, existe outro facto em comum: a fé das pessoas envolvidas.

"Não tenhas medo. Basta ter fé." Eis o segredo de 99% das pessoas que conseguem alcançar os seus objetivos: elas têm fé. O 1% restante consegue seus objetivos por sorte, ou porque alguém conseguiu por ele(a).
Ter fé implica em acreditar em algo a tal ponto que não haja espaço para dúvidas de que aquilo de que se tem fé seja real. Vou dar aqui alguns exemplos:
1) Um vendedor tem um produto para vender, e ele tem tanta certeza que vai vender aquele produto, que o comprador percebe a segurança dele e acaba por comprar, por entender que o produto é tão bom e está por um preço tão justo, que vai ser vendido logo!
2) Um rapaz quer namorar uma rapariga, e tem tanta confiança que irá conquistá-la que transparece isso em forma de espontaneidade, sem forçar, por saber que é uma questão de tempo e conhecimento mútuo, até que ela, ao perceber que ambos se sentem à vontade um com o outro, comece a querer se aproximar cada vez mais dele.


Marcos mostra-nos duas histórias de fé. No caso da mulher hemorroíssa, ela TINHA CERTEZA que se tocasse na orla do manto de Jesus, ficaria curada. E assim foi! 


No caso da menina de 12 anos, precisou da fé de seu pai, que insistiu e persistiu com Jesus, apesar das pessoas dizerem que não adiantava mais, pois ela já estava morta. Jesus chamou os discípulos de confiança, os pais da menina, pegou na mão da menina e pediu que ela se levantasse... e ela se levantou e se pôs a andar. Mais um milagre de fé. Se Jesus não tivesse certeza que poderia fazer esse milagre, certamente não teria conseguido. Mas Jesus não teve dúvidas em momento algum, de que Ele era capaz de realizar aquele milagre. Podiam caçoar e zombar Dele à vontade... E é assim que devemos ser: firmes na fé!

Compromisso para hoje:
Sim, hoje, não cheguemos à noite sem encontrar o melhor que há em cada pessoa: os olhos que falam com a expressão da alma; vamos soltar cá para fora o Deus que é e está em cada um dos seus filhos e em cada uma das suas filhas. Em cada circunstância, em cada sentimento de rejeição, julgamento ou culpa, de amor, gratidão e entrega, a minha - e nossa tarefa - é escolher o melhor, como o pescador que limpa as redes. Chore(mos) o que tiver(mos) que chorar, ria(mos) o que tiver(mos) que rir. Deus escolheu-nos. E vou/vão/vamos ver que, por isto acontecer, a vida muda e tanta coisa começa a sorrir outra vez.
E hoje vou(vamos) permitir que quem ora se aproxime de mim (nós).





“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós somos obra das tuas mãos.” – Isaías 64:8

A Bíblia diz que Deus é o Oleiro e nós somos o barro. Quando estamos abertos à vontade de Deus em nossas vidas, Ele molda, transforma e nos santifica conforme caminhamos com Ele.

Quando chegamos ao Oleiro, precisamos entregar tudo a Ele, todas as nossas imperfeições e deixar que Ele seja o nosso Mestre. Precisamos deixar que Ele nos molde e nos faça o vaso de honra que Ele quer que sejamos.

Para que isso seja realizado, nós precisamos ter o conhecimento da Palavra de Deus, antes que Ele possa iniciar o processo de moldagem em nós. Quando o oleiro coloca um pedaço de barro na roda, ele precisa de água, a fim de tornar o barro suficientemente flexível e macio para ele ser capaz de usá-lo. Jesus é a nossa Água Viva e a Bíblia nos diz que Ele“… purificando-a por meio da lavagem em água com a palavra. Assim Ele pode apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem qualquer outra coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” - Efésios 5:26

Conseqüentemente, o primeiro passo que temos de tomar, se realmente quisermos que o Deus nos molde e forme na espécie da pessoa que Ele quer que nós fiquemos, devemos passar tempo na Palavra para que sejamos flexíveis e moldáveis.

O próximo passo é que o pedaço de barro precisa ser devidamente centrado na roda. A razão para isso é se um pedaço de barro não está completamente centrado na roda, ele acabará rompendo antes que o oleiro possa terminar o processo. Da mesma forma nós temos de estar devidamente centrados em Jesus Cristo antes de que Deus possa começar a moldar e dar nos forma.

Estar centrado em Jesus é ter a nossa vida totalmente entregada a Ele onde Ele está em controle total. Jesus tem que se tornar Senhor e Salvador da nossa vida.

Da mesma maneira como o oleiro não pode moldar o pedaço de barro numa peça de cerâmica que ele está tentando fazer a menos que esteja perfeitamente centralizada na roda, da mesma forma o Senhor não pode começar a trabalhar adequadamente em nós, a não ser que estamos perfeitamente centrados Nele em completa rendição.

Se tentamos viver nossas vidas sem deixar que Jesus nos guie, a nossa vida acabará por cair e nós nunca vamos alcançar e cumprir o destino divino, ao qual Deus nos chamou. É por isso que Jesus nos diz em Sua Palavra que sem Ele nós podemos fazer absolutamente nada: “Eu sou a videira e vocês são os galhos. Aquele que continuar em mim e eu nele, dará muitos frutos, porque sem mim vocês não podem fazer nada” - João 15:5. Deus também nos diz que, se tentarmos construir nossas casas sem a Sua direta orientação, que vamos acabar trabalhando “em vão” se tentarmos fazer tudo isso através dos nossos próprios esforços. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” – Salmos 127:1

Uma vez que a massa de barro tem água suficiente e está centrada na roda, então o processo de moldagem real começa. A roda começa a girar e a mão do oleiro começa fazer pressão na parte superior do barro para criar uma abertura e move suas mãos profundamente no meio do barro. Ele continua constantemente moldando o barro e formando-o para o navio que ele deseja que seja.

Da mesma forma, a própria mão de Deus literalmente desce profundamente dentro da nossa alma e espírito, onde o trabalho de santificação é realmente feito, moldando e transformando-nos em santos que Ele quer que nós tornemos.

Assim como o pedaço de barro precisa confiar plenamente no oleiro, da mesma forma nós precisamos confiar inteiramente no Senhor para nos moldar, e transformar nossas vidas. O barro está totalmente sob o Seu controle e tem que se render à Ele cem por cento. O barro deve ceder à mão do oleiro se for para se tornar algo útil. Por esta razão, precisamos nos render a Deus, entregando totalmente o nosso ser a Ele.

Quando estamos nas mãos do Oleiro, sentindo Sua pressões, sentindo o moldar de seus dedos, podemos relaxar e confiar Nele, pois sabemos que este Oleiro tem sofrido com a gente e sabe como nós sentimos, mas está determinado a fazer-nos em um vaso útil ao Mestre e está nos preparando para toda boa obra: “Numa casa grande não há somente utensílios feitos de ouro e de prata, mas também utensílios feitos de madeira e de barro. Alguns são para uso especial e outros para uso comum. Assim, pois, todo aquele que se purificar será um utensílio para uso especial, consagrado e útil ao seu Mestre, e estará preparado para todo o tipo de boa obra.” - 2 Timóteo 2:20-21

Se permitirmos que Deus use sua habilidade e Seu poder para moldar-nos em pessoas, e no caráter que Ele quer que sejamos, devemos dizer todos junto com Isaías: “Ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, Você e nosso oleiro, e todos nós somos obra das tuas mãos”.

Comentários