Viver o Advento e o Natal como desafio de crer, esperar e amar - Dia 10 - O AMOR é incondicional


10.° Dia – 11 de dezembro de 2012

O Amor é incondicional



«Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores» (Romanos 5, 8).

Se alguém perguntasse: «Porque ama a sua esposa?» ou «Porque ama o seu marido?», o que responderíamos?

Dizem as estatísticas que a maioria dos homens menciona a beleza da esposa, o sentido de humor dela, a sua bondade ou a sua força interior. Alguns falam da comida, do bom gosto para a decoração e também da boa mãe que ela é.

Por sua vez, as mulheres referem a aparência do marido, a personalidade dele, elogiando a estabilidade ou o caráter dele, sobretudo as virtudes de estar sempre presente, ser generoso e pronto a ajudar.

Se as razões para amar o cônjuge estão ligadas às qualidades dele – e se essas qualidades, de repente ou gradualmente, desaparecerem – a base para amar esvai-se.
A única maneira de o amor durar por toda uma vida é ser incondicional.

Não se ama por gostar disto ou daquilo, nem por se estar apaixonado, mas por escolhermos amar.

A Bíblia refere-se a estas espécies de amor utilizando as palavras gregas ágape – para amor desprendido e incondicional, é aquele “na saúde ou na doença”, “na riqueza ou na pobreza”, “até que a morte os separe” – , philos (amizade) e eros (amor sexual).

Todos têm um lugar importante no casamento, claro. A falta de um deles ou a concentração num só é que destroem o matrimónio.

Se um dos cônjuges dissesse ao outro «Eu não te amo mais», na verdade está a dizer: «Eu nunca te amei incondicionalmente desde o início.»


O exemplo do amor incondicional é o de Deus: «Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8, 38- 39).

Desafio para hoje: Vou fazer ou olhar mais profundamente para algo que prova que o meu amor é incondicional, baseado apenas nas minhas escolhas. Algo como: limpar a cozinha, comprar a sobremesa favorita, etc.

Responder na folha quando o desafio estiver completo: O que é que me faz amar o meu cônjuge?

Inspirado no Livro ‘O Desafio de Amar’, de: Hendrick, Alex; e Kendrick, Stephen

Comentários