Viver o Advento e o Natal como desafio de crer, esperar e amar - Dia 24 - Jesus Cristo é Amor


24.° Dia – 25 de dezembro de 2012
Jesus Cristo é amor



«Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios» (Romanos 5, 6).

Hoje é o dia em que Cristo nasce para mim. “Eis aqui e agora o tempo aceitável, eis aqui e agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6, 2)

E este HOJE é hoje, amanhã e sempre.

A Bíblia diz que nascemos pecadores: «Eis que eu nasci na culpa e minha mãe concebeu-me em pecado” (Salmos 51, 7). «Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundície» (Isaías 64, 5).

Todavia, «nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: em que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por meio dele vivamos” (1 João 4, 9).

Jesus que, «embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz!» (Filipenses 2, 6-8). «Levando Ele mesmo os nossos pecados no seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados pudéssemos viver para a justiça; e pelas Suas feridas fostes sarados” (1 Pedro 2, 24).

Amor como o de Deus não pode ser completamente compreendido. “Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para connosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5, 7-8).

Ou seja, esta é a nova vida e esse AMOR que hoje celebramos como Natal: «Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos… E este é o mandamento: que acreditemos no nome do Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como Ele nos ordenou” (1 João 3, 16. 23).

O amor verdadeiro só é encontrado em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. E, pelo mistério da Encarnação, compartilhamos desse mesmo amor: para connosco mesmos, para com o próximo e para com toda a criação. E o próximo é o cônjuge, o amigo, o conhecido.
Em nós, é como casal, ou marcados pelo amor que já foi casal, que nos colocamos, pelo amor, ao serviço dos outros.

Desafio para hoje: Quando fizer sobre mim o sinal da Cruz vou sentir em plenitude o amor de Deus a encarnar em mim e no próximo.

Anotar na folha quando o desafio estiver completo: Como senti que Jesus Cristo nasceu para mim HOJE?

Inspirado no Livro ‘O Desafio de Amar’, de: Hendrick, Alex; e Kendrick, Stephen

Comentários