SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS 2014: «Estará Cristo dividido?» - SÉTIMO DIA (24 de janeiro): Juntos... pertencemos a Cristo



Leituras
Is 19, 19-25: Enviar-lhes-á um salvador
Si 139, 1-12: Para onde frei, longe do teu Espirito?
1 Cor 12, 12-26: Quando um membro sofre quando recebe uma especial distinção
Mc 9, 38-41: Aquele que não está contra nos, está a nosso favor

►COMENTÁRIO
Isaías imaginou um dia em que os egípcios e os assírios adorariam Deus, juntamente com Israel, como seu povo. A unidade dos cristãos está relacionada com o desígnio de Deus de unificar toda a humanidade e, em definitivo, de estabelecer a unidade de todo o cosmos.
Oramos pelo dia em que adoraremos, todos juntos, unidos numa mesma fé e numa mesma comunhão eucarística.
Estamos abençoados pelos dons das diferentes tradições eclesiais. Reconhecer esses dons nos outros conduz-nos à plena unidade visível. O nosso batismo une-nos como corpo em Cristo. Mesmo que valorizemos as nossas igrejas particulares, Paulo recorda-nos que todos os que invocam o nome do Senhor estão connosco em Cristo, porque todos pertencemos ao mesmo corpo. Não há ninguém a quem possamos dizer “não necessito de ti” (1 Cor 12,21).

►ORAÇÃO

Damos-te graças, ó Deus, porque nos abençoas, a todos e a cada um dos membros do corpo de Cristo, com os dons do teu Espírito. Ajuda-nos a que nos apoiemos uns aos outros, a que respeitemos as nossas diferenças e a que trabalhemos pela unidade dos que, em todo o mundo, invocam a Jesus como Senhor. Ámen.

Comentários