Carta aos Superiores Religiosos e Mensagem enviada aos Bispos de Portugal

(logo da Associação Fraternitas Movimento)

Massamá, 15 de abril de 2013

Rev.mo Padre
(nome)
(nome do Instituto/Ordem)

Saúdo-o cordialmente em Cristo Jesus, Deus connosco.

Tomo a iniciativa de lhe escrever na qualidade de presidente da Associação FRATERNITAS Movimento, uma associação privada de fiéis, aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa, constituída por padres dispensados do exercício do Ministério, casados ou não, e suas esposas ou viúvas.

Sou o quarto coordenador deste Movimento que nasceu do sonho e da obra do saudoso Cónego Filipe Figueiredo. Em 1996, ele escreveu uma carta a padres que tinham pedido a dispensa das obrigações sacerdotais. Convocava-os para uma primeira reunião. Foi um retiro, orientado por D. Serafim Ferreira e Silva, então bispo de Leiria-Fátima.


A FRATERNITAS NA IGREJA
Estimamos o sacerdócio. Valorizamos os sacerdotes. Apoiamos a fidelidade à vocação recebida de Deus. Temos o celibato como dom de Deus para o cumprimento de uma missão.

Somos, igualmente, sensíveis à nova situação daqueles que pediram dispensa das obrigações sacerdotais e abraçaram uma nova condição de vida. E sabemos que nem sempre são felizes, porque precisam de apoio. E, por outro lado, também aqueles que encontraram paz na nova condição gostam de partilhar as suas alegrias e de ajudar quem precisa de ajuda.

Graças ao Cónego Filipe Figueiredo, a FRATERNITAS nasceu com os seguintes objetivos – inscritos nos Estatutos (aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa na Assembleia Plenária de 2 a 5 de Maio de 2000.):
1. Ajudar espiritualmente os seus membros, proporcionando-lhes um espaço de encontro fraterno e acolhedor, onde se possam sentir compreendidos e encorajados;
2. Fomentar a amizade, a convivência e a solidariedade entre todos os seus membros;
3. Apoiar os membros que se encontrem em dificuldades de qualquer ordem, nomeadamente na consecução duma ocupação profissional sólida, estável e adequadamente remunerada;
4. Estudar em Igreja formas de colaboração visando o aproveitamento das capacidades e potencialidades dos seus membros, nomeadamente nas áreas da ação social e da educação religiosa e cívica, bem como em atividades pastorais consentâneas com a sua situação;
5. Proporcionar apoio espiritual aos Padres que deixaram o ministério e de modo particular aos que ainda não regularizaram a sua situação canónica;
6. Memorar espiritualmente os membros falecidos e diligenciar assistência material e espiritual aos seus familiares.

Na prossecução dos seus objetivos, a FRATERNITAS exerce a sua ação sob as seguintes formas (artigo 5):
1. Organização de espaços de oração e reflexão da palavra de Deus;
2. Realização de encontros-convívio;
3. Organização de cursos, palestras e outras atividades culturais e de formação teológica;
4. Promoção de ações do tipo social;
5. Publicação de um órgão da FRATERNITAS (o boletim Espiral e o blogue http://fraternitasmovimento.blogspot.pt), ou de notícias frequentes num órgão reconhecido pela sua ligação à Igreja.


OBJETIVO DESTA CARTA
Possivelmente, conhece ex-membros da sua família religiosa que pediram a dispensa das obrigações sacerdotais. Crê que seria útil apresentar-lhes a FRATERNITAS?
Possivelmente, algum precisaria do apoio que a FRATERNITAS dá… Ou algum gostaria de partilhar as graças que recebeu na vida…
Com esta carta, quero humildemente apresentar-lhe a FRATERNITAS Movimento, para que, se o entender bom e útil, nos indique àqueles seus confrades que peçam a dispensa das obrigações sacerdotais.

A FRATERNITAS é, além do mais, um Movimento aberto a não sócios. Quem o desejar, pode participar nas nossas atividades.
No já próximo dia 27 deste mês de abril, teremos o primeiro dos dois encontros nacionais que realizamos. Será na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima. Vamos refletir sobre «Que Movimento, para que Igreja», na linha do Ano da Fé, dos 50 anos do Vaticano II e da Nota Pastoral dos Bispos sobre a Renovação da Pastoral em Portugal.
O segundo encontro será de 4 a 6 de outubro, em Viseu. Tema: «Concílio Vaticano II. Memória. Atualidade.»

Os nossos contactos são:
Presidente: Fernando Félix Ferreira | Praceta dos Malmequeres, 4–3.º Esq. | Massamá | 2745-816 QUELUZ | fernfelix@gmail.com | 936 460 239
Secretária: Urtélia Silva | Rua Prof. Carlos Alberto Pinto de Abreu, 33–2.ºEsq. | 3040-245 COIMBRA | urteliasilva@hotmail.com | 914 754 706

Envio-lhe, junto, o nosso mais recente boletim «Espiral».

Pedindo a Deus muitas e santas vocações para a sua família religiosa,
Subscrevo-me com elevada estima,



Fernando Félix Ferreira

Fraternitas Movimento

Comentários