Comité da Federação Europeia de Padres Católicos Dispensados do Ministério ​​e Casados reuniu-se em Bruxelas


Onze delegados dos diversos movimentos europeus de padres católicos dispensados do ministério federados reuniram-se em Bruxelas, de 13 a 15 de junho de 2014, no centro de franciscano Maison Notre-Dame du Chant d'Oiseau: 
Ennio Bolgnese pela Áustria (Priester ohne Amt); 
Wilhelm Gatzen pela Alemanha (Frauen und Vereiningung Priester Katholischer); 
Mike Hyland e Joe Mulrooney pelo Reino Unido (Advent);
Marcel Brillant pela França (Nord Pretres Mariés França);
Franco Brescia Itália (Vocatio);
Paul Bourgeois, Pierre e Marie-Astrid da Bélgica (Hors les Mures); Júlio P Pinillos e Ramon Alario pela Espanha (Moceop).

Associaram-se três delegados da Federação Americana: Mario Mullo, de Equador, e João  e Sofia Tavares, do Brasil.

Lembrou-se a ausência de Dominique Venturini (Plein Jour) e Gabriella Friedli (ZOFRA).

(A Associação Fraternitas Movimento, de Portugal, estuda a possibilidade e oportunidade de aderir à Federação).

Realidade do movimento internacional

Federação Americana
Mario Mullo (ex-presidente da Federação Latino-Americana) começou a sua intervenção salientando o interesse do movimento latino-americano pela realização deste Encontro de Bruxelas e a sua sintonia com o trabalho que estão a fazer e a planear na Federação Europeia.
Falou das cartas de solidariedade e de apoio dos vários movimentos da América Latina: Peru, Chile, Colômbia, Guatemala, Argentina, México, Paraguai... E ressaltou a importância de e para todos eles que está a assumir o ministério do Papa Francisco, como um reencontro com todo o melhor do Concílio Vaticano II, depois de um período de abandono das grandes intuições e apostas  conciliares.
Mario fez uma carinhosa memória dos marcos fundamentais para a renovação profunda da Igreja Católica na América Latina: João XXIII (as janelas abertas), Medellín (a exploração, os pobres como lugar teológico), Puebla (as Comunidades de Base), Santo Domingo (a dominação do Vaticano), Aparecida (tentativa de maior controle, mas a partir de um novo olhar pessoal) ... Nova situação esperançosa desde a chegada do Papa Francisco. E insistiu na necessidade de partir das realidades sócio-económicas do seu povo, 107 milhões de famílias pobres que vivem em US $ 4-5 por dia ...

Brasil
João e Sofia destacaram a importância do Movimento das Famílias dos Padres casado ​​no país, metade do continente. O número de 8000 padres casados ​​é suficiente para entender a magnitude do problema a que tenta responder o MFPC: o Movimento reuniu dados de cerca de 2350.
A Direção do Movimento, até 1995, esteve em Brasília, com Felisberto, João B. Schmitt e Jorge Ponciano. Hoje, ela muda a cada dois anos para um lugar diferente. Atualmente está em Fortaleza, Ceará. Os contactos com a Federação Europeia têm sido raros nos últimos vinte anos.
O movimento foi muito forte até ao final da década de 1990. Depois, houve pouca renovação, mas foram incorporadas pessoas da nova geração.  
Eles vão realizar em janeiro de 2015 (Florianópolis-Sta. Catarina) o seu XX Encontro Nacional.
Os seus objetivos podem resumir-se a três: a) Acolher os padres que deixaram o ministério (dificuldades económicas adaptação à nova vida, trabalho...); b) diálogo possível  com a hierarquia, a nível de igualdade; c) apoio à inserção de cada um, de acordo com os seus carismas, em serviços comunitários, civis ou eclesiásticos.
Como Movimento não optam, como um todo, por qualquer grupo civil ou eclesiástico, mas apoiam todas as iniciativas pessoais ou de grupo honestas e legais.
Eles têm três meios de comunicação: a) o Jornal Rumos, impresso e online; e b) um site: www.padrescasados.org ; e um e-grupo: http://www.grupos.com.br/group/padrescasados/
Desde 2005, eles fizeram um grande esforço para a incorporação efetiva na Federação Latino-Americana e de aproximação com o grupo português da Fraternitas e, finalmente, entraram de contacto com a Federação Europeia.

Áustria
O grupo se reúne uma vez por mês, em dia previamente fixado. Compartilham a Palavra (texto bíblico) e o Pão. Tentam fazê-lo  em linguagem simples. Depois da Eucaristia, chega a hora de compartilhar problemas e trocar informações eclesiais.
Agora estão enfrentando a excomunhão de Martha Heizer. Eles concordam com ela e lhe expressaram a sua confiança. É também um problema de eclesiologia e há muitas coisas a ter em conta. Acham que se irá nomear outro presidente, mas há risco de ruptura dentro do movimento.
Lembram a morte do seu companheiro de Viena, Fritz Dollmanits. Ele participou dos Encontros de Chiusi (1983) e Ariccia (1985). A sua presença e a sua colaboração foram muito valorizadas tanto nesses dois encontros, como também na Áustria. Ele tinha sido secretário do Cardeal König no Concílio.

Itália
Os padres jovens em crise em torno do seu celibato, ou que simplesmente deixam o exercício do ministério, resolvem o seu problema particular, não mostram interesse algum em agrupar-se para reformar a Igreja em profundidade:  pode-se dizer que desaparecem depois de ter resolvido o seu problema. Alguns permanecem no ministério e buscam saídas como podem, como diz o ditado "se não casto, pelo menos cauto": vida dupla, às vezes, que não respeita nem a eles mesmos nem a ou a sua eventual parceira. É claro que há sacerdotes que vivem o seu celibato como um verdadeiro carisma, mas os outros vivem sem equilíbrio no ministério, com o coração seco, tratam os fiéis de forma hostil, também com uma espécie de inveja pela dimensão afetiva que lhes falta.
A falta de jovens no movimento mostra a cada dia como a idade dos padres casados ​​aumenta. A passagem do tempo vai fazendo o seu trabalho. Entre os que morreram, conta-se Mauro del Nevo, ex-presidente da Vocatio.
Entretanto, é necessário voltar a reencontrar-se, para comunicarmos coragem ou para buscar soluções. Devemos buscar a queda dessas leis nascidas não de razões evangélicas, mas económicas, para manter o poder e a elite, para provar que somos melhores do que os pastores protestantes, os padres anglicanos e até os ortodoxos…
Nesta situação, não se vislumbram mais do que algumas luzes ténues, como a declaração de Mons. Parolin, Secretário de Estado, lembrando que o celibato não é um dogma, o que coincide com o pensamento do Papa Francisco; coisa que já sabia qualquer pessoa que em conheça um pouco de teologia. Mas a guerra que se intensifica contra o papa, da parte do clero mais reacionário, presente principalmente no Episcopado e na cúria do Vaticano, é de tal calibre que se pode pensar que vai ser extremamente difícil tomar uma decisão corajosa agora, mesmo partindo da situação descrita. Apesar da delicadeza da situação, se produziu uma certa divisão em Vocatio, por razões puramente pessoais e individuais. Para se juntar novamente as forças, vai se realizar um encontro nacional em Sorrivoli, Emilia-Romagna, onde se reúne regularmente o grupo dos padres casados ​​que caminharam juntos durante bastante tempo.

Bélgica
Tem havido um grande número de mortes no grupo: Jean-Pierre Laurent, que manteve as contas eo arquivo enviado para a revista, em cuja casa nós tivemos todas as nossas reuniões. Esta morte foi inesperada e precisa reorganizar ... Dory Madeleine, esposa de Paul Bourgeois. Max Delespesse, fundador e primeiro presidente da Hors les Mures, conhecida por seus muitos compromissos, em especial em favor do ideal comunitário ...
Um membro do Conselho de Administração nos fez levantar a questão da identidade e objetivos do movimento. O debate foi longo e aumentou a conscientização sobre dentro ou fora das paredes da igreja ... (Sobre este assunto, ver: www.horsles murs.be/fr/content/ag-2014 --rapport-annuel 2013).
O recurso para o tribunal em relação à ausência de pensão para viúvas de sacerdotes, (pensão de sobrevivência) falhou devido a extinção. Aconselha-se a fazer um apelo.
Muitos membros do grupo e outras comunidades de base têm trabalhado duro para se preparar e concluir com êxito a reunião anual da Rede Europeia e liberdades Igrejas perto de Ghent. (www.en-re.eu/en25/index.php/conferences1/2014-conference-Bélgica).
Em preparação para a publicação da Federação Europeia, publicou um artigo sobre as dificuldades colocadas pela chegada de migrantes cura para aliviar a escassez de padres na Bélgica. (Ver http://paves-reseau.be/revue.php?id=1278).
Na mesma linha, a erupção continua nas paróquias por poucos padres ainda disponíveis, especificamente as novas comunidades de New Road, Catecumenato ou Emmanuel ... em detrimento dos antigos líderes leigos, deixando paróquias. Houve um caso de resistência, em Bruxelas Beguinage Igreja: Arcebispo Daniel queria deslocar Alliet, um padre muito engajado socialmente, e substituí-la por três padres da Fraternité (francês) dos Santos Apóstolos. A oposição da comunidade em geral obrigou-o a recuar.
Após a intervenção de Mons. Parolin no final de setembro ("o celibato não é um dogma"), e após a liberação da federação de imprensa, Pierre respondeu a nove pedidos de entrevista. A impressão geral é que este é, pelo menos, útil para informar e treinar os jornalistas competentes breve ...

Alemanha
Após um período de pouca actividade, espera-se que haverá alguma revitalização. Os últimos 12 meses têm sido difíceis para o movimento (Vereinigung). O presidente tem sido muito doente. Damian -Pessoa muito preparado e já representou o movimento em outras ocasiões por meio de uma situação complexa e difícil.
O movimento tem cerca de 190 membros registados. Entre eles, há cerca de dez liderando o trabalho de coordenação. Dois falantes de francês: Damian e que representa o movimento nas reuniões da federação ... Depois da reunião em Bruxelas de 2013, houve projetos ... Mas pouco tem sido feito devido a obrigações familiares ... Também, porque problemas de saúde (após a reunião de Nós Somos Igreja, em Kasel) ...
Eles são muito interessados ​​na questão do celibato e losderechos humanos. E isso tem impactado-los objecto de José Antonio Fernández (Espanha) antes do Tibunal Estrasburgo; faltou último recurso: o Código de Direito Canônico é imposta sobre Direitos Humanos; dogmatismo e fundamentalismo está apenas pegando em nossa igreja; que é uma fonte de tristeza e preocupação.

França
Desde 1974, diferentes pares de sacerdotes e amigos casados ​​se reúnem na região de Paris. Desde 2000 doze pares originário da diocese se encontram novamente em volta da mesa do bispo de Créteil para compartilhar suas ideias e pontos de vista a partir da fé em nosso mundo. Todos os anos, em Setembro ou Outubro, cerca de sessenta pessoas na região de Paris reunir e compartilhar informações e ações sobre assuntos selecionados e atuais. Uma pessoa convidada, homem ou mulher, incentivou a reunião para nos ajudar a seguir em frente na nossa vida de fé e responsáveis ​​pela nossa humanidade.
O grupo Chemins Nouveauax repousa sobre anexado cento e envia uma pequena revista, duas edições por ano, quinhentos exemplares. O conteúdo que são testemunhos pessoais e são a riqueza fundamental e compartilhada. Para muitos, é o vínculo que permanece ea oportunidade de fazer um trampolim para a vida da fé, que querem continuar a partilha.
Mas essas reuniões e frutas correspondência e testemunhos são pobres quantitativamente falando. 12.000 padres casados ​​na França, a maioria é muito isolado, muito desconhecido, muito retraído em si. Eles entendem e sabem que existem grupos de padres casados ​​que se encontram em tal cidade ou região ... Haverá cerca de seis ou oito grupos que trabalham com diversas e variadas esperanças e compromissos. Mas é difícil criar laços e reuniões. Muitos se encontram em situações de exclusão e sofrimento, desumanização e da pobreza. Há ações, grupos; mas que levaria algum federalização dessas entidades, respeitando as peculiaridades. A partilha de experiências seria de grande riqueza. A federação para a França falta, o que seria benéfico para o mesmo Federação Europeia.
Falta fazer este trabalho. Atualmente, a opção europeia de incentivar o surgimento de comunidades de base, onde cada crente vive, aprofundar a sua fé, trabalha em favor do humanismo, não é generalizada. Definitivamente precisamos colocar isso como uma prioridade. Em seus grupos, muitas vezes envolver o outro em ação, a emigração, a pobreza, o isolamento, as crianças em dificuldade; em reflexões e análises sobre os direitos, a exegese, na escrita, a sociologia; sindicatos ... Eles perdem a coordenação global para a partilha dessa riqueza.

Reino Unido
Eles vivem em primeira mão a situação das comunidades paroquiais de pequeno porte que são descartados por falta de sacerdotes. A média de idade dos muito altos sacerdotes, que envolve sintonia difícil com a sociedade de hoje e os jovens. Paralelamente, a chegada dos padres poloneses que removeu tudo estava sendo feito. Ao mesmo tempo, eles estão cientes da presença de fortes grupos conservadores (Caminho Neocatecumenal), que têm cura ...
Falta tanto uma análise que levou à presença de sacerdotes anglicanos ao catolicismo últimos: não existe uma avaliação séria ou inclinação para fazê-lo ... Nem de que significou a presença de mulheres ordenadas, em muitos casos, adaptaram-se ao comportamento dos homens.

Advent Relatório
Como dissemos no ano passado, Advento é pouco mais do que um site e contato telefónico. Continuamos, no entanto, têm uma contribuição através de Alex Walker, que é mestre web para o nosso site e também para "Call to Action". Esta última visa definir-se fóruns de discussão que seria um diálogo e meios de comunicação com os bispos em cada diocese. Agora, existem representantes em todas as dioceses e bispos têm tomado algumas medidas. Até agora, na minha diocese de Westminster tem havido-nenhum contato significativo.
Desde vários bispos têm quebrado posto sobre a questão do padre casado estava lá para informar que seria na ordem de Baixo reunião Semana dos bispos. Naturalmente, nós não aprendemos nada com o que tem acontecido lá e os resultados do questionário sobre a família e o matrimonio não foram publicados.
Na minha paróquia, que foi fundada pelos beneditinos, os monges se retiraram. Nós não temos nenhum pároco e foram colocados sob o pároco da vizinha e reitor da área. O Últimos abolido imediatamente a junta de freguesia Alegando que "A junta de freguesia não poderia ter uma constituição, não poderia atender sem sua cabeça (o pároco) e foi incapaz de tomar decisões. Ainda temos um longo caminho a percorrer! Nosso documento de discussão do ano passado eu proibido de nossa paróquia revista duas vezes por ano e é descrito como "o trabalho maligno do diabo'. O movimento chemin neuf é susceptível de assumir a administração da paróquia - e não a serviço da comunidade. Parece que o arcebispo está em Movimentos originais promover seus próprios, porque eles produzem sacerdotes.

Espanha
O celibato opcional pro (Moceop) Movimento, criado na Espanha desde o final dos anos 70, não é um grupo muito grande: mais ou menos um contacto regular com cerca de três centenas de pessoas; embora o grupo mais diretamente envolvidos no movimento é muito comprometido com o curso geral. Participação nas reuniões gerais-a cada três anos é de cerca de cem pessoas. Notas Moceop, como outros grupos europeus, a dificuldade dos jovens padres que se casam, para se juntar ao protesto e organizou uma estrutura de movimento. Muito poucos casais jovens que aderiram ao movimento ao longo de sua história.
Principalmente, integrado Moceop reúne crentes em bases ou outras pequenas comunidades: Popular Igreja Comunidade Cristã de Base, Nós Somos Igreja, Eclesalia, etc ... Eles são altamente integrados em redes cristão, igreja com base na rede da Espanha. Em geral, podemos dizer que após esses trinta e tantos anos, Moceop é um grupo conhecido, valorizado e respeitado dentro dessa base de igreja. E, embora oficialmente ignorado pela hierarquia.
Os membros afetados são os crentes em uma ou outra forma pela lei do celibato; e também activamente à procura de uma forma mais fraterna e igualitária servir os seres humanos de nossa igreja tempo. Seus objetivos como um movimento são suficientemente claros e específicos: a) a liberdade dos filhos de Deus (para agir, decidir estado de vida e tipo de ministérios da comunidade e tudo que envolve a fé da maioria); b) a opção para as pequenas comunidades, onde os valores da fraternidade e responsabilidade podem se tornar realidade; c) o serviço ministerial da comunidade, de acordo com o que cada comunidade deve escolher os serviços que precisa e as pessoas que têm de se desenvolver.
Parece importante lembrar a grande figura da sociedade espanhola: um governo conservador, que tem operado muito cortes significativos nos direitos sociais, com uma elevada taxa de desemprego (50% nos jovens), com alto índice de pobreza infantil e, em muitos casos, a desnutrição, a pobreza chegou a 20% da população (como relatado por Caritas) ... a hierarquia da Igreja parece esmagadoramente alinhado com as posições do governo conservador; ou, pelo menos, ele não disse nada, mas generalidades sobre a situação sofrida pelo povo espanhol. Movimentos conservadores também avançar nessa linha de sintonia ou, pelo menos, o silêncio em torno destas questões. Em contrapartida, há uma forte tipo reação social, muito em assembléias e estruturas de participação (seguir o movimento de indignados 15 m). Moceop, como parte da base da igreja, tentar mover essas realidades mais populares e de solidariedade.
Entre performances globais Moceop é a publicação da revista Time, com quatro edições por ano Programa de tempo para agir,; uma parte importante das 1000 cópias que são feitas são enviados para a América Latina. Entre estes últimos, caso os números são folhetos destinados a pluralidade na igreja, como um valor e um direito; o Catecismo, como resultado de uma reflexão sobre o que vivemos; documentos e trabalhos realizados na última Assembleia Geral; uma síntese importante das respostas recebidas dos membros do Inquérito Moceop o Povo de Deus, enviado pelo Papa Francisco ... outras reuniões e uma área especial para preparar as edições da revista também são comemorados.

Nos últimos meses, as atividades dos diferentes membros da Moceop na comunicação social têm sido muito numerosas, tanto como resultado da intervenção de Mons. Parolin e, recentemente, o mesmo Papa Francisco.

DESAFIO:
Que podemos e queremos contribuir para a Igreja universal como um movimento de padres casados ​​dentro da riqueza e da diversidade que caracteriza os nossos movimentos?


(Primeira parte do) Relatório, por Ramón Alario, 6 de julho de 2014

Comentários