Deus da Vida e da Paz,
aprendemos na Tradição Cristã a reconhecer-te como Família.
Não és um sujeito isolado numa divinolândia qualquer, não és um divino solteirão, mas uma Comunhão de Vida e Amor.
Foi por isso que te começámos a chamar “Santíssima Trindade”, para dizermos que és uma Família de Três Pessoas
em perfeita Comunhão no Amor.
Dás-te a conhecer a nós como um Deus em Êxodo,
uma Família que sai de Si e abre as portas.
"Um Deus de armas e bagagens", bem se podia chamar assim o Deus bíblico!
A Revelação é o Teu grande desafio para convivermos.
A Tua maneira de nos quereres bem é fazeres-te doação e convite.
Por isso é que todas as pontes me falam bem de ti, porque são assim uma passadeira estendida para o outro lado, um sussurro de visitas que chegam, uma travessia.
Transpor impossíveis para estar presente junto do quem amamos, eis o desejo contínuo do Teu Coração Familiar.
Os três arcos desta ponte, pelos quais a vida passa e a corrente circula, são sinal dos três jeitos tão inteiros com que nos amas e Te dás a conhecer.
PAI,
o Teu Amor é cheio de maternidade e entranhas de misericórdia. Olhas para nós como um Pai cheio de projectos e uma Mãe cheia de Ternura. A Tua Palavra é a comunicação da Tua Lealdade e da Tua Esperança em nós. O definitivo em Ti é sempre o Perdão e uma Graça sem medida.
FILHO,
o Teu Amor é cheio de alegria na resposta agradecida que dás ao Pai e cheio de Ternura para connosco, a quem queres como irmãos muito desejados. Jesus é a expressão mais exacta dessa Existência Filial e Fraterna.
ESPÍRITO SANTO,
o Teu Amor é esse jeito tão especial de pôr os outros em reciprocidade, criar o face-a-face e plenificar a Comunhão. Se o Pai é o Amante e o Filho é o Amado, Tu és o próprio Amor.
Deus da Vida e da Paz, que desenrolas o Teu Carinho para connosco como se fosse uma ponte estendida, uma ponte chamada Aliança, ajuda-me a viver à Tua Imagem e Semelhança, como nos sonhaste desde o princípio: porque sou teu Filho, PAI, e Teu Irmão, FILHO, e tua Casa, ESPÍRITO SANTO.
P.e Rui santiago, redentorista

Comentários
Enviar um comentário