«Depois do Concílio Vaticano II, a verdade sobre o chamamento universal à santidade foi geralmente reconhecida e aceite; porém, tem-se esquecido frequentemente de que ela não se dirige unicamente às pessoas individuais, mas, no caso daqueles que receberam o sacramento do Matrimónio, é o casal que está envolvido, se não mesmo toda a comunidade familiar, como veremos imediatamente.
Por isso, pareceu-nos útil e até necessário mostrar como a santidade está estreitamente ligada a sacramento do Matrimónio. Olhando para os santos esposos conseguiremos compreender melhor a essência própria do Matrimónio, quer dizer, desta comunhão dos dois que compreende espírito e corpo. Conseguiremos compreender melhor a importância da comunhão espiritual.»
Estes dois primeiros parágrafos da introdução ao livro "Esposos e santos - Dez perfis de santidade conjugal" expressam o objetivo do volume recentemente publicado pela Paulinas Editora, no início de um ano balizado por dois sínodos dos bispos dedicados à família - outubro de 2014 e 2015.
Ao longo de quase 300 páginas, o casal Stanisław e Ludmiła Grygiel coordena a apresentação da vida e obra de Raïssa e Jacques Maritain, Luigi e Maria Beltrame Quatrocchi, Gianna Beretta Molla e Pietro Molla, Franz e Franziska Jägerstätter, Viktoria e Józef Ulma, Giovanni Gheddo e Rosetta Franzi, Louis Martin e Zélie Guérin, Beata Vitória Rasoamanarivo, João Yu Jung-Cheol e Lutgarda Yi Sun-I, e, por fim, a Virgem Maria e S. José.
Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi
Paola Dal Toso
In "Esposos e santos - Dez perfis de santidade conjugal"
«Com alegria, partilho tudo o que pude conhecer e estudar sobre Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi, o primeiro casal que recebeu as honras dos altares no dia 21 de outubro de 2001. O encontro pessoal é indireto e mediado pela amizade, que tive o privilégio de usufruir, com três dos seus quatro filhos. Assim, por esta via fiz uma experiência única: entrar na casa onde viveram estes beatos, que procuraram verter o Evangelho no dia a dia dos seus deveres quotidianos. (...)
A santidade deste casal de esposos manifesta-se na sua vocação matrimonial, no seu zelo no anúncio do Evangelho e na graça especial de poderem testemunhar o amor de Deus através da união fecunda e fiel. Ajudam-nos a descobrir a beleza do amor humano através do seu exemplo concreto de santos esposos que, na sua quotidianidade, souberam olhar para Deus e conformarem-se à sua vontade.»

Comentários
Enviar um comentário