Bastam cinco minutos diários para melhor temperar uma relação matrimonial


O que é que qualquer casal precisa de fazer para tornar o casamento mais forte e mais romântico? A maioria das pessoas responde: «Tempo para estarem juntos.»

O pesquisador sobre casamento John Gottman, autor de «Os Sete Princípios do Casamento», edições Pergaminho, 2001, defende que é importante passar períodos de cinco minutos juntos de forma compensadora.

Abraços no período mais importante do dia.
A maioria dos casais deixa os abraços para o fim do dia. Mas abraços de manhã são mais compensadores. Porque o contacto físico manterá o casal a sentir-se próximo um do outro durante todo o dia.
Abraçar-se logo de manhã ajuda marido e mulher - e já agora os filhos - a começar o dia a sentir-se amados, e todos sentirão isso durante todo o dia.

Fazer um ao outro uma simples pergunta antes de saírem para o trabalho: «Hoje vai acontecer algo de especial?» E outra simples pergunta ao regressar a casa: «Como decorreu (o almoço, a reunião, o telefonema, ...)?»
Conversar sobre os detalhes do dia a dia é importante para as famílias compartilharem esperanças, sonhos e medos um como o outro. Pois, aesperanças, os sonhos e os medos revelam muito sobre como agimos e o que sentimos num determinado dia. E o fruto destas conversas é que todos se sentirão conectados.

Compartilhar o que mais admiram um no outro.
O louvor é uma verdadeira varinha mágica: faz com que as pessoas exercitem ainda mais as qualidades e se disponham a acertar as diferenças.

Fazer pequenas gentilezas um para o outro.
É outra varinha mágica: quando um é gentil com outro, esta pessoa tende a retribuir a gentiliza. E esses atos de gentiliza criam sentimento de amor entre as pessoas.

Usar "destruidores instantâneos  de stress.
Isso é confidenciar um com o outro sobre coisas que os incomodaram durante o dia, porque divide o problema e multiplica as opções de solução.

Comentários