O texto evangélico que a liturgia deste domingo nos oferece um importante testemunho de como Deus è um Deus amante da vida. Jesus curou uma mulher que somente tocou as suas vestes. O evangelho de hoje nos apresenta antes de tudo um testemunho de fé, um itinerário de conversão, de adesão a Jesus. O evangelho de Marcos neste que è já o quinto capitulo do seu evangelho continua a apresentar-nos este Jesus. As diferentes etapas deste processo de conversão, os diferentes personagens, as diversas atitudes dos protagonistas nos podem certamente ajudar a descobrir como esta palavra de salvação seja dirigida hoje a cada um de nós.
Evangelho segundo São Marcos (Mc 5, 21-43)
«Naquele tempo, depois de Jesus ter atravessado de barco para a outra margem do lago, reuniu-se grande multidão à sua volta, e Ele deteve-se à beira-mar. Chegou então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Ao ver Jesus, caiu a seus pés e suplicou-Lhe com insistência: «A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que se salve e viva». Jesus foi com ele, seguido por grande multidão, que O apertava de todos os lados. Ora, certa mulher que tinha um fluxo de sangue havia doze anos, que sofrera muito nas mãos de vários médicos e gastara todos os seus bens, sem ter obtido qualquer resultado, antes piorava cada vez mais, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-Lhe por detrás no manto, dizendo consigo: «Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei curada». No mesmo instante estancou o fluxo de sangue e sentiu no seu corpo que estava curada da doença. Jesus notou logo que saíra uma força de Si mesmo. Voltou-Se para a multidão e perguntou: «Quem tocou nas minhas vestes?» Os discípulos responderam-Lhe: «Vês a multidão que Te aperta e perguntas: ‘Quem Me tocou?’» Mas Jesus olhou em volta, para ver quem O tinha tocado. A mulher, assustada e a tremer, por saber o que lhe tinha acontecido, veio prostrar-se diante de Jesus e disse-Lhe a verdade. Jesus respondeu-lhe: «Minha filha, a tua fé te salvou». Ainda Ele falava, quando vieram dizer da casa do chefe da sinagoga: «A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?» Mas Jesus, ouvindo estas palavras, disse ao chefe da sinagoga: «Não temas; basta que tenhas fé». E não deixou que ninguém O acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, Jesus encontrou grande alvoroço, com gente que chorava e gritava. Ao entrar, perguntou-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu; está a dormir». Riram-se d’Ele. Jesus, depois de os ter mandado sair a todos, levando consigo apenas o pai da menina e os que vinham com Ele, entrou no local onde jazia a menina, pegou-lhe na mão e disse: «Talitha Kum», que significa: «Menina, Eu te ordeno: levanta-te». Ela ergueu-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. Ficaram todos muito maravilhados. Jesus recomendou-lhes insistentemente que ninguém soubesse do caso e mandou dar de comer à menina.
SEGUNDA-FEIRA
Palavra
«Naquele tempo, depois de Jesus ter atravessado de barco para a outra margem do lago, reuniu-se grande multidão à sua volta, e Ele deteve-se à beira-mar. Chegou então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Ao ver Jesus, caiu a seus pés e suplicou-Lhe com insistência: «A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que se salve e viva». Jesus foi com ele, seguido por grande multidão, que O apertava de todos os lados.
No domingo passado o episódio do evangelho desenrolara-se no lago, desta vez é já na outra margem do lago, a tempestade foi já superada. Detenhamo-nos sobre o ponto de partida deste episódio: Jairo, chefe da sinagoga (atenção ao significado deste particular) perde a sua filha. Encontra Jesus e suplica-lhe. Jesus acompanha-o e a multidão o segue.
Meditação
Jairo, Jesus e a multidão, eis os protagonistas deste episódio. Jairo era um chefe da sinagoga que certamente tinha mais dificuldade em acreditar em Jesus. Por outro lado vemos Jesus, um Jesus que se deixa encontrar, que vem ao nosso encontro, que se apresenta diante da nossa de modo que nós possamos encontrar nele a esperança a vida. Jairo encontrando este Jesus abandona a sua vida nas suas mãos e confia-lhe o seu pedido: «A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que se salve e viva».
Oração
Senhor ajuda-me a encontrar-te no meu dia a dia quando vens ao nosso encontro, ajuda-me a abrir o coração e confiar-te as minhas angustias e preocupações, ajuda-me a dar o passo e ir ao teu encontro pois só tu és a vida, só tu a salvação, só tu a única esperança.
Ação
Hoje vou dar espaço a Jesus, um espaço para que ele se possa revelar na minha vida. Vou estar atento àquilo que me diz no pobre, no aflito, no homem desesperado. Que o ouvir as súplicas do povo que sofre transforme o nosso coração e nos ajude sempre mais a tomar a nossa vida com seriedade, empenho e dedicação apaixonada.
Terça-feira
Palavra
Ora, certa mulher que tinha um fluxo de sangue havia doze anos, que sofrera muito nas mãos de vários médicos e gastara todos os seus bens, sem ter obtido qualquer resultado, antes piorava cada vez mais, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-Lhe por detrás no manto, dizendo consigo: «Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei curada».
Doze anos de sofrimento! Por este motivo esta mulher era excluída da vida social do tempo, o sangue fazia dela uma mulher impura e também todos aqueles que a tocassem. È interessante a particularidade que Marco nos diz: «sofrera muito nas mãos de vários médicos e gastara todos os seus bens, sem ter obtido qualquer resultado, antes piorava cada vez mais». Situação sem solução!
Meditação
Temos diante de nós outra situação sem aparente solução, tal como a tempestade da semana passada. Esta mulher sofrera muito, tentou a sua sorte nas mãos de vários médicos, gastou tudo o que tinha e o resultado era que piorava cada vez mais.
No meio deste infortúnio aparece Jesus, surge assim a última esperança, a única possível solução na vida desta mulher. As dificuldades da vida, a impotência diante de uma tão triste situação fazem que ela confie toda a sua vida nas mãos de Jesus.
Oração
Ajuda-me Senhor a descobrir nos infortúnios da vida, nas dificuldades do caminho, nos limites pessoais que me acompanham uma oportunidade para confiar mais em ti. Uma oportunidade para descobrir sempre mais que tu és a salvação que sem ti nada posso fazer. Ajuda-me a não desistir, mas dá-me coragem para que possa também testemunhar ao mundo que tu nos dás a força, a coragem e o entusiasmo para ir em frente.
Ação
Hoje vou rezar pelas pessoas que perderam a esperança. Que não encontram nem vêm possível solução para as suas vidas. Vou rezar por elas para que possas deixar-se encontrar por este Jesus que dá sentido e felicidade plena às nossas vidas.
Quarta-feira
Palavra
No mesmo instante estancou o fluxo de sangue e sentiu no seu corpo que estava curada da doença. Jesus notou logo que saíra uma força de Si mesmo. Voltou-Se para a multidão e perguntou: «Quem tocou nas minhas vestes?» Os discípulos responderam-Lhe: «Vês a multidão que Te aperta e perguntas: ‘Quem Me tocou?’» Mas Jesus olhou em volta, para ver quem O tinha tocado. A mulher, assustada e a tremer, por saber o que lhe tinha acontecido, veio prostrar-se diante de Jesus e disse-Lhe a verdade. Jesus respondeu-lhe: «Minha filha, a tua fé te salvou».
Eis toda uma catequese que São Marcos nos apresenta com este episódio. Depois de termos visto um Jesus que vem ao nosso encontro, que nos acompanha pelas nossas estradas, que quer ir ao encontro das nossas necessidades, dos nossos pedidos. São Marcos agora nos apresenta um pedido silêncioso, discreto mas cheio de fé. Algo que podia passar despercebido aos olhos de todos transforma-se importante. Por um lado neste sentido o evangelista nos apresenta em conjunto estas duas personagens assim ambivalentes, um chefe da sinagoga e uma pobre mulher rejeitada por todos por ter uma fluxo de sangue.
Meditação
Jesus vem ao encontro de todos, chefes e súbditos, ricos e pobres. Atende os pedidos no «mesmo instante» e deixa-nos a certeza de que n’Ele encontramos a verdadeira serenidade que tanto ansiamos. A fé silenciosa desta mulher não pode passar despercebida ao contrário transforma-se em anúncio de esperança para tantos, um testemunho de confiança e coragem.
Neste sentido as palavras de Jesus são também muito significativas: «Quem tocou nas minhas vestes?»… «Minha filha, a tua fé te salvou». Jesus não é indiferente aos nossos pedidos, às nossas súplicas, aos nossos toques. Ele nos recorda sim que a fé transforma a nossa vida. A fé dá a plenitude à criação, ainda que hajam dificuldades, limites e obstáculos a fé é a grande garantia do nosso caminhar.
Oração
Senhor ajuda-me a confiar só em ti, a esperar só em ti, a viver só em ti. Pois tu és a vida, a salvação, a luz verdadeira que nos faz caminhar com esperança e entusiasmo. Ajuda-me a caminhar contigo e a descobrir o plano de felicidade que preparas para mim dia após dia.
Ação
Hoje vou dar um tempinho a Jesus. Dois, três, cinco, quinze… sei lá… vou dedicar um tempo para estar com Jesus, para relêr esta palavra, para tocar o seu manto e apresentar ao Senhor as minhas angustias e preocupações.
Quinta-feira
Palavra
Ainda Ele falava, quando vieram dizer da casa do chefe da sinagoga: «A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?» Mas Jesus, ouvindo estas palavras, disse ao chefe da sinagoga: «Não temas; basta que tenhas fé».
Imaginemos a multidão que o seguia… Jairo pede que o acompanhe… Jesus no caminho exclama: «quem me tocou?»… Jesus cura esta mulher. Agora de repente quando Jesus está para seguir o seu caminho chega a má notícia: «A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?».
Mas de novo as palavras de Jesus são extraordinárias: «Não temas; basta que tenhas fé».
Meditação
Quantas vezes provámos que tudo fizemos de bem, tudo certinho, tudo com amor e o resultado não é o que esperamos. Jesus por isso hoje nos repete: «Não temas; basta que tenhas fé».
Não temas! É o grande desafio ao homem de hoje, ao cristão de todos os temos, pois o medo foi superado, Jesus é a luz do mundo.
«Basta que tenhas fé». Uma afirmação que se nos detivermos com atenção pode transformar a nossa vida. Jesus hoje nos diz por outras palavras que podes perder tudo, família, amigos, bens, saúde, bem-estar, etc… tudo coisas tão apreciadas por nós, mas Jesus nos diz de novo: «Basta que tenhas fé». A fé algo tão gratuito, ao alcance de todos.
Oração
Ajuda-me Senhor a confiar em ti. Ajuda-me a convencer-me sempre mais e convictamente que tu me dizes hoje: «Basta que tenhas fé».
Ajuda-me a dizer basta a tantas coisas supérfluas e faz que diga sempre mais sim a ti.
Ação
«Basta que tenhas fé».
Hoje vou confiar a Jesus a minha vida, o meu caminho, os meus projectos. Ainda que vozes gritem: «Porque estás ainda a importunar o Mestre?... já morreu» vou continuar sempre mais a iluminar o meu caminho da pela sua palavra.
Sexta-feira
Palavra
E não deixou que ninguém O acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, Jesus encontrou grande alvoroço, com gente que chorava e gritava. Ao entrar, perguntou-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu; está a dormir». Riram-se d’Ele.
A confusão està instalada, gritos e alvoroços, desespero e agitação. Jairo confia no Senhor mas agora parece que tudo acabou como era previsto. Nada havia a fazer, só restava mesmo chorar… Mas Jesus inesperadamente perguntou-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu; está a dormir». Resultado: «Riram-se d’Ele». Quem poderia acreditar que a menina não tivesse morrido?
Meditação
«Riram-se d’Ele». A nossa vida de cristãos, seguidores de Jesus tantas vezes pode ser causa de chacota e escárnio para tantos, mas nós não podemos vacilar. Jesus dá o exemplo e vai em frente, nem liga, não se importa em nada que riam e trocem ele tem certezas e estas movem-no.
Oração
Senhor ajuda-me a ser também forte, a não deixar-me abater por risos e lamentações, por desilusões e desesperos. Ajuda-me a confiar sempre em ti. Perdoa-me quando não confio só em ti, quando não espero só em ti, quando não amo só a ti. Dá-me força para testemunhar esta centralidade que és tu na vida da humanidade e da história para que muitos possas acreditar e fazer de ti o centro das suas vidas.
Ação
Muitos na nossas cidades e aldeias são motivo de troça e chacota. Há sempre e em todo o lado vítimas desta terrível maldade do homem pela sua nacionalidade, pela sua condição social, por alguma doença ou deficiência, pela sua crença ou modo de ser. Tentarei ser sinal do amor de Deus a todos em especial aos que vivem marginados por todas estas injustiças.
Sábado
Palavra
Jesus, depois de os ter mandado sair a todos, levando consigo apenas o pai da menina e os que vinham com Ele, entrou no local onde jazia a menina, pegou-lhe na mão e disse: «Talitha Kum», que significa: «Menina, Eu te ordeno: levanta-te». Ela ergueu-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. Ficaram todos muito maravilhados. Jesus recomendou-lhes insistentemente que ninguém soubesse do caso e mandou dar de comer à menina.
Jesus toca de novo esta menina não com doze anos de doença mas doze anos de vida e ordena-lhe: levanta-te!
São dois episódios que manifestam tantos elementos comuns que podem de novo iluminar a nossa vida:
Nos dois testemunhamos uma grande fé, nos dois testemunhamos que não perdem o entusiasmo e confiança diante da dificuldade, ao contrário continuam a acreditar, nos dois não se importam de quanto diz “todo o mundo”, nos dois não obedecem a quantos convidam ao “deixa lá”.
Meditação
Os testemunhos de fé que escutaremos de novo amanhã na liturgia dominical nos convidam antes de tudo a ser fortes, a ser perseverantes, a descobrir que a fé vai amadurecendo pouco a pouco conforme caminhamos. A fé é indispensável para o milagre de facto Jesus numa outra passagem nos recorda se tivesses fé como um grão de mostarda… Os milagres são sinais, são dons que o Senhor nos brinda para que retomemos força e coragem. Os milagres não são forçados mas são resposta a uma fé simples, plena e centrada só em Jesus.
Oração
Obrigado Senhor pela tua palavra, pelo testemunho de fé que hoje nos apresentas, pela coragem que nos dás e pelo segredo que revelas ao nosso coração. Obrigado Senhor porque contigo poderemos caminhar na alegria e na paz, confiantes que tu és a nossa herança, a nossa garantia e a nossa salvação.
Ação
Hoje procurarei dar coragem a alguém que vive na angústia, no desespero, na tristeza. A minha simples oração, o meu testemunho de fé podem ser de facto tão importantes.
Pe. Juan Freitas, sdb

Comentários
Enviar um comentário