Quem é o Senhor Jesus e qual é a sua missão?

Quem é Jesus para muitos?
Temos diversas respostas que foram dadas ao longo dos séculos: 
Para os judeus: “É um samaritano” (Jn 8.48).
Para os samaritanos: “É o Salvador do mundo” (Jn 4,42). 
Para os fariseus: “É um comilão e beberão” (Mt 11,19). 
Para Natanael: “Tu és o Filho de Deus” (Jn 1, 49). 
Para os sacerdotes: “É um mentiroso” (Mt 27,63). 
Para João Batista: “É o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jn 1,29). 
Para André: “Achamos o Messias” (Jn 1,41). 
Para o povo: “Tem um demónio” (Jn 7,20). 
Para Tomé: “Meu Senhor e meu Deus” (Jn 20,28).
Para os seus parentes: “Ele está fora de si” (Mc 3,21). 
Para Mahatma Gandhi, artífice da independência da Índia em 1947: “Jesus é a figura mais grande da história”. 
Para o poeta hindu Tagore: “Se os cristãos fossem como o seu mestre, já teríeis a Índia em vossos pés”. 
Para Ibn Arabí, filósofo, teósofo y místico mulçumano: “Aquele qual enfermidade chama-se Jesus Cristo, já não se pode curar”. 
Para Jean Fernoit (jornalista): “Durante longo tempo tenho acreditado que Jesus Cristo era filho de Deus, Deus mesmo. Agora não estou seguro. Porém pouco importa. Nenhum homem jamais tem falado nem amado como ele. Ele nos disse que estava em cada um de nós, mas isto ainda eu não chego a crê-lo”. 
Para Eddy Merck, ciclista belga: “Desejo dar a conhecer Jesus a todos aqueles que não lhe conhecem. Para mim Cristo tem uma presença continua em toda minha vida. Creio profundamente n’Ele, na sua história e na sua divindade”. 
Para K. Rahner, um dos teólogos católicos jesuítas mais importantes do século XX: “Cristo é a resposta total à pergunta total do homem”. 
Para o escritor russo Dostoievski: “Não tem nada mais bonito, mais profundo, mais amável, mais razoável, mais valente, mais perfeito que Cristo, e digo-me a mim mesmo com amor zeloso que não pode ter nada mais perfeito”.
Eu digo: “Sou o que sou, porque encontrei em Jesus Cristo a fonte de dois grandes valores da minha vida: a liberdade e o amor.”


P.e Antonio RiveroZENIT.org

Jesus, quem diz ser ele mesmo? 
“Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida, a Ressurreição, a Luz do mundo, o Bom Pastor, a Porta das ovelhas, o Pão da vida, a Videira verdadeira, Rei dos corações.”
Os apóstolos receberam de Jesus uma boa chamada de atenção, porque eles não O entendiam. Ainda ressoa nos nossos ouvidos o que Jesus disse a Pedro: “Põe-te atrás de mim, Satanás! Tu pensas como os homens, não como Deus!”. Ser como Satanás significa que Pedro, sem querer, estava a tentar Jesus para que não aceitasse o plano de Deus, mas seguisse as apetências humanas que buscam o êxito e a vitória.

E para nós, quem é Jesus? 
Cada um de nós tem feito ou está a fazer a própria experiência de Cristo. Talvez ele seja o Amigo, Médico, Mestre, Pastor, Água Viva, Pão de vida eterna, Senhor da nossa vida, Juiz supremo, Redentor...

Para rezar
JESUS, filho de Maria e de José, irmão e salvador nosso: um dia perguntastes aos teus discípulos o que se comentava de Ti, qual era a opinião sobre a tua pessoa. E, se julgamos as respostas, muitos não te conheciam de verdade. Só Pedro deu a resposta certa: TU ÉS O FILHO DE DEUS VIVO.
Ainda hoje, são tão variadas as ideias sobre a tua pessoa, que se poderiam escrever milhares de livros e de teorias. Mas para nós, o que nos preocupa é chegar a conhecer-Te melhor para amar-Te mais.
Sabemos que não és um mago, nem um bruxo, mas alguém muito superior a eles.
O nosso sincero desejo é experimentar a tua amizade, o teu Amor fraterno, e transmiti-lo aos nossos irmãos.
Ámen

Comentários