Carta aos Padres Sinodais


A FEDERAÇÃO LATINO_AMERICANA PARA A RENOVAÇÃO DOS MINISTÉRIOS, organização dos padres casados e suas famílias no México, Guatemala, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, apresenta uma cordial saudação aos Padres sinodais que estão reunidos no Vaticano para tratar o tema sobre a Família. Queremos apresentar nossas experiências e nossa nova maneira de servir a Deus, a nossa familia e a comunidade. Queremos comunicar algo importante de nossas experiências nas seguintes reflexões:
No documento final do Primeiro Congresso de Ariccia em 1987 sobre os padres casados e novas formas de ministério, que abordou a questão do matrimónio e da família (pode ser lido aqui: Primeiro Congresso de Ariccia em 1987), eles concluíram:

1. Estamos felizes de ter escolhido conciliar o casamento e o sacerdócio . Acreditamos que tal união de carismas renova ao mesmo tempo dois sacramentos e leva a uma nova experiência de Deus.
2. Faz-nos compreender melhor o "amor conjugal" entre Deus e seu povo, de acordo com a imagem bíblica.
3. O casamento tornou-nos mais humanos. Este "encarnação" nos aproximou mais de Deus. Tornou-nos menos abstratos e mais sensíveis aos outros.
4. Esta experiência nos faz descobrir mais, a nós homens, a riqueza da mulher como pessoa humana, anteriormente considerada como inferior, e agora reconhecida como membro de pleno direito
5. Conhecemos de uma maneira muito mais real a evolução de uma pessoa humana assistindo ao crescimento de nossos filhos. A vida em família mudou todas as nossas perspectivas.
6. Até hoje a atitude dualista da moral eclesiástica nos privou da compreensão de uma verdadeira ética sexual positiva e livre de medo. A vida de casados nos fez entender melhor a liberdade dos filhos e filhas de Deus.

No Encontro em Cartagena das Índias, na Colômbia, realizada em 1 a 03 de dezembro de 2006, concluiu-se:
1. Sentimos que ter formado uma família nos fortaleceu a experiência da fé e da pertença à Igreja, Povo Deus, aberta a todos os que buscam Jesus
2. Descobrimos que todo o trabalho não para acumular riqueza, mas para dar testemunho de serviço e partilha de bens que todo mundo tem.
3 Todas estas experiências reforçaram os laços de amor e amizade entre todos os membros e fortaleceram nossa fé em Cristo, no evangelho libertador.
4. Sentimos que a couraça da clericalismo foi perdendo o desejo de poder e imitando a atitude simples e humilde de Jesus.
5. A presença de nossas esposas, filhos e amigos tem sido testemunho de uma igreja viva, feita de amor, alegria e otimismo.
6. Descobrimos que as mudanças e renovação são necessárias para que a Igreja possa responder ao mundo de hoje. Vivemos a experiência da Eucaristia, como o pão da vida, Cristo feito pão e palavra, alimento para o caminho para o serviço e a liberdade.
7. O exercício do sacerdócio por homens e mulheres não impede uma opção política, enquanto esta for um serviço para o crescimento da comunidade.
Manifestamos a nossa fidelidade ao Evangelho, ao Povo de Deus e ao seu pastor Papa Francisco, e nesta ocasião, aos Padres Sinodais, para que, com a luz do Espírito Santo, sigam adiante no caminho de Jesus. Rezamos para que enfrentem, com realismo e coração misericordioso, os problemas, dilemas e tensões que vive a familia hoje.

Atenciosamente,

Mario Mullo e Rosita
João Tavares e Sofia
Orlando e “Chiqui”
Oscar Varela
…………………
(seguem-se 

Comentários