Retiro Online - 1.º Dia: «Agora é o tempo para fazeres grandes coisas, mesmo nos gestos mais pequenos»
Bom dia Pai! Obrigada por este novo dia! Obrigada porque é um dom podermos vivê-lo Contigo, no Teu Amor, na Tua Esperança. Que ao longo do dia de hoje saibamos reconhecer a Tua Luz, terna e suave, no meio do que vivemos, no meio das nossas relações, no meio de nós próprios.
Senhor, pedimos-te por todos os participantes deste Retiro. Só Tu conheces as circunstâncias específicas que cada um vive – que hoje cada um se possa encontrar consigo mesmo através de Ti e do Teu Amor.
Ámen
Uma proposta da Família Missionária Verbum Dei
PALAVRA DE DEUS - Lc 10, 25-37
Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?» Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?» O outro respondeu: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.» Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.»
Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» Tomando a palavra, Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: ‘Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.’
Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?» Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.»
Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»
‘Sê cada vez mais tu próprio’ (Ralph Marston)
Tu nasceste para ser uma pessoa real, não para ser perfeito. Estás aqui para seres cada vez mais tu próprio, não para viver a vida duma pessoa ideal.
Cada dia progrides um bocadinho, e cada dia cometes alguns pequenos erros. Através disso tudo, a tua sabedoria continua a crescer e a tua experiência vai-se alargando.
Sê terno contigo mesmo. Aceita quem és e por onde passaste, aquilo de que és feito e que tens para trabalhar, pois, neste momento, podes usar tudo isso de forma construtiva.
Olha para dentro de ti e presta atenção ao propósito que te dá mais vida. O mundo à tua volta está cheio de lugares onde esse propósito pode realizar grandes coisas.
Nunca é tarde de mais para ofereceres à vida os dons genuínos e unicamente teus. Agora é o tempo para fazeres grandes coisas, mesmo nos gestos mais pequenos.
Escolhe viver de forma plena e agradecida a vida como ela te aparece. As maiores gratificações resultam, de longe, daquilo a que tu mais sinceramente te dás tu mesmo.
PISTAS DE ORAÇÃO
É um grande dom poder estar aqui, em oração.
Esta altura do ano, que para muitos é um recomeço de rotinas, de hábitos, de horários, é o momento propício para o fazer. É com muita facilidade que ‘entramos’ novamente nos nossos afazeres, no trabalho-casa-trabalho-escola-supermercado-casa-etc que parece nunca acabar nem nunca ter fim. É por vezes com cansaço que se recomeça um ano novo.
…E tem de ser assim?
A Palavra de Deus fala-nos com um entusiasmo que não nos pode deixar indiferentes: ‘Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo’
Amarás!!! A nossa vida está feita para amar! A nossa vida está feita para amarmos mais e melhor a cada dia! Está feita para termos o nosso coração cheio de Deus, cheio de Esperança, cheio de Luz! E como está a nossa vida neste momento? Quando olho para a minha vida sinto (talvez influenciada por este tempo cinzento) algum peso, sinto pouco brilho. Sinto que tenho pouco ou nenhum propósito quando entro neste ‘ram-ram’ do dia-a-dia, das tarefas por cumprir, dos colegas no trabalho que parece que só se sabem queixar, que tudo à nossa volta está mal e mais cedo ou mais tarde parece que acabamos por acreditar nisso.
Mas Jesus diz-nos ‘Amarás! Amarás o teu Deus!’ E como está a minha relação com Deus? Deixo-Lhe espaço para falar comigo? Deixo-Lhe espaço para que me diga o que quer para a minha vida? Deixo-Lhe espaço para me dizer que não há nada mais importante do que amar, do que olhar o próximo, do que entregar-me pelas coisas em que acredito verdadeiramente?
No meu dia-a-dia faço isso? Entrego-me pelo que acredito verdadeiramente? Luto por alguma coisa? Entrego-me por alguém com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todas as minhas forças e com todo o meu entendimento? …???!?
A verdade é que…não. Eu neste momento não estou a viver a minha vida, o meu dia-a-dia assim. Antes pelo contrário – às vezes parece que me deixo envolver pela mediocridade e já nem me apercebo disso.
Mas não é isto que Deus sonha para nós! Deus chama-nos a amar verdadeiramente! A abraçarmos o outro, o nosso próximo e sabermos amá-lo de verdade, com tudo o que somos. Chama-nos a indignarmo-nos com as injustiças, a lutarmos pela dignidade, a lutarmos pelo Amor, a lutarmos pela Verdade. Chama-nos a sermos verdadeiros, a vivermos a 100%.
Sinto que este texto de Ralph Marston também nos pode ajudar neste dia. Acima de tudo porque não apela a mudanças irreais ou drásticas. Antes pelo contrário. Diz-nos com simplicidade que somos chamados a sermos nós próprios, a sermos reais.
‘Sê terno contigo mesmo’. Às vezes o nosso ‘próximo’ somos nós mesmos. E nesses momentos precisamos de estar com Jesus, para com a Sua Misericórdia e Esperança olharmos para o que temos vivido. Como posso melhorar? Como posso ser mais eu própria? Como posso ser uma versão mais real de mim própria? Uma versão que brilha, que está leve, que sabe e quer voar? Uma versão de mim própria qua abraça a vida e os seus desafios com entusiasmo, com força, com confiança – com a Tua confiança? Jesus, ajuda-me neste caminho, ajuda-me a, através de Ti, saber encontrar-me comigo mesma.
Neste texto o autor também nos chama a ‘olharmos para dentro de nós e prestarmos atenção ao propósito que nos dá mais vida’. Estes dias de oração podem também servir para isso mesmo, para com Jesus olhar para a minha vida e com Ele ver: O que me dá mais vida? Por onde sinto que devo seguir? O que devo fazer? Jesus, ajuda-me a perceber qual o caminho que me traz Vida, que me traz Luz – que me aproxima mais de Ti.
‘Nunca é tarde de mais para ofereceres à vida os dons genuínos e unicamente teus. Agora é o tempo para fazeres grandes coisas, mesmo nos gestos mais pequenos’. Que com Jesus possamos fazer este Caminho de auto-descoberta, este caminho de identificarmos onde estamos, como estamos e com Ele delinear um plano do que podemos ser – do que com Ele podemos ser. Porque com Ele seremos sempre uma versão mais real, mais verdadeira de nós próprios! Com Ele seremos sempre uma versão melhor de nós próprios: seremos pessoas que se abrem ao próximo, que não têm medo de se aproximar, de se entregar. Que saibamos reconhecer que quando nos entregamos não nos estamos a diminuir – antes pelo contrário, tornamo-nos mais humanos e assim aproximamo-nos mais de Jesus – e estaremos a ‘fazer o mesmo que Ele’.
Que saibamos que é só em Jesus, e com Jesus que podemos fazer este caminho. Que saibamos tomar este passo de Lhe entregar o que somos, o que queremos ser.
PROPOSTAS PARA VIVER O DIA EM ORAÇÃO
1. Programar o dia para ter pelo menos 1 hora de silêncio, de oração com o Senhor. Há alguma Igreja ou capela perto de minha casa, do meu trabalho onde possa estar em silêncio?
2. Ler a Palavra de Deus e o texto sugerido. O que me chama mais a atenção? Que frases me tocam mais?
3. Perguntar a Jesus: Como posso ser uma versão mais real de mim própria? Como posso ser mais ‘eu’, como posso amar com tudo o que sou? Como posso entregar-me sem ter medo de me perder?
Se Tu me dás a mão, Senhor, os meus passos serão firmes no andar…leva-me mais longe para até Ti chegar.

Comentários
Enviar um comentário