«Somos nós as grandes especialistas em família», Lucetta Scaraffia, no dia em que as mulheres agitaram o Sínodo
trechos da intervenção da historiadora italiana Lucetta Scaraffia
na sessão plenária do Sínodo dos bispos sobre a família, na última sexta-feira, 16 de outubro. Scaraffia é membro do Comité Italiano de Bioética e professora da Universidade La Sapienza de Roma. O artigo foi publicado no jornal Il Messaggero
A Igreja contribuiu de modo determinante para definir e disciplinar a família. Agora, portanto, encontra-se em uma condição privilegiada para propor modelos de família novos e adaptados aos nossos tempos, fiéis à vocação cristã.
Para fazer isso, porém, ela precisa escutar a realidade e os sujeitos reais da família, isto é, os homens e as mulheres: homens e mulheres de verdade, mas especialmente mulheres que viveram e refletiram sobre a grande mudança do papel feminino no último século, uma das razões fundamentais da crise da família.
A Igreja precisa escutar as mulheres, escutar o que elas consideram ter perdido e o que ganharam na grande mudança, escutar qual família elas gostariam hoje.
Porque só na escuta recíproca opera-se o verdadeiro discernimento.
As mulheres são as grandes especialistas em família: se sairmos das teorias abstratas, podemos nos dirigir especialmente a elas para entender o que é preciso fazer, como se podem lançar os fundamentos para uma nova família aberta ao respeito de todos os seus membros, não mais fundada sobre a exploração da capacidade de sacrifício da mulher, mas que assegure a todos um alimento afetivo, solidário.
Em vez disso, seja texto, seja nos debates, de mulheres, de nós, fala-se muito pouco.
Como se as mães, as filhas, as avós, as esposas, isto é, o coração das famílias, não fizessem parte da Igreja, daquela Igreja que compreende o mundo, que pensa, que decide. Como se se pudesse, até mesmo a propósito da família, continuar fingindo que as mulheres não existem.
Como se se pudesse continuar esquecendo o olhar novo, a relação inédita e revolucionária que Jesus teve para com as mulheres.
As famílias no mundo são muito diferentes, mas em todas são as mulheres que desempenham o papel mais importante e decisivo para garantir a sua solidez e durabilidade. E, quando se fala de famílias, não se deveria falar sempre e só de matrimónio: está crescendo o número de famílias compostas por uma mãe sozinha e pelos seus filhos.
São as mulheres, de fato, que permanecem sempre ao lado dos filhos, mesmo que doentes, desabilitados, fruto de violência. Essas mulheres, essas mães quase nunca fizeram cursos de teologia, muitas vezes não são nem mesmo casadas, mas dão um exemplo admirável de comportamento cristão.
Se vocês, Padres sinodais, não lhes dirigirem a atenção, se você não as escutarem, vocês correm o risco de fazer com que elas se sintam ainda mais desgraçadas porque a sua família é tão diferente daquela que vocês falam. Ainda mais sozinhas.
Vocês, de fato, falam muito frequentemente de uma família abstrata, uma família perfeita, mas que não existe, uma família que não tem nada a ver com as famílias de verdade que Jesus encontra ou de que fala.
Uma família tão perfeita que parece quase não precisar da sua misericórdia, nem da sua palavra: «Eu não vim para os sãos, mas sim para os doentes, não para os justos, mas sim para os pecadores.»
28/07/2015 - A inteligência abandonou a Igreja? Lucetta Scaraffia analisa Alain Besançon
09/03/2015 - Francisco, um papa que ama as mulheres. Entrevista com Lucetta Scaraffia
05/02/2015 - Uma Igreja ainda masculina: ''Muitos pensam nelas como servas''. Entrevista com Lucetta Scaraffia
05/11/2014 - Ouvir as mulheres. Entrevista com Lucetta Scaraffia
02/07/2014 - ''Sobre o papel das mulheres, adiante, com cautela.'' Artigo de Lucetta Scaraffia
26/03/2014 - As inovações do papa que valorizam os leigos. Artigo de Lucetta Scaraffia
10/03/2014 - Mulheres na Igreja, um canteiro de obras. Artigo de Lucetta Scaraffia
07/03/2014 - O livro de cabeceira que conta o papel das mulheres. Artigo de Lucetta Scaraffia
05/03/2014 - Kasper e a necessidade de ouvir as mulheres. Artigo de Lucetta Scaraffia
17/02/2014 - Papa atualiza as regras morais para os namorados. Artigo de Lucetta Scaraffia
19/11/2013 - Mulheres na Igreja: o elogio de Lucetta Scaraffia a Maria Voce
08/10/2013 - ''Não aos cristãos de pastelaria''. Artigo de Lucetta Scaraffia
26/09/2013 - A reviravolta da mulher cardeal. O Papa Francisco e o último tabu. Artigo de Lucetta Scaraffia
02/08/2013 - As novidades do Papa Francisco. Artigo de Lucetta Scaraffia
11/07/2012 - Lucetta Scaraffia defende maior participação das mulheres na Igreja

Comentários
Enviar um comentário