Neste mês de novembro, o Papa pede-te que rezes pelo diálogo, para que nos abramos ao encontro pessoal e ao diálogo com todos, também com aqueles que pensam de modo diferente do nosso.
Muitas dificuldades nas nossas relações pessoais e profissionais devem-se a um espírito pouco aberto ao outro. Fechados no egoísmo dos nossos interesses particulares, somos incapazes de dialogar e procurar um consenso.
Superar os obstáculos requer abertura ao outro, aceitando aquilo que ele é, em vez de projectar o que gostaríamos que ele fosse. Só com aceitação mútua é possível construir uma relação verdadeira e frutífera.
Também muitos dos grandes problemas mundiais se devem à falta de diálogo pelo bem comum, principalmente quando isso implica fazer cedências. Na nossa sociedade global, só com cooperação e um diálogo inclusivo podemos solucionar as questões mais complexas.
Intenção de oração universal
Diálogo com todos: Para que nos abramos ao encontro pessoal e ao diálogo com todos, também com aqueles que pensam de modo diferente do nosso, oremos.
Intenção de oração pela evangelização
Para que os pastores da Igreja, com profundo amor ao seu rebanho, acompanhem o seu caminho e animem a sua esperança, oremos.
Este mês, com a ajuda da plataforma de orações diárias, Click to Pray, do Apostolado da Oração, fortalecidos pelo encontro pessoal com Deus, podemos abrir-nos ao diálogo honesto com quem nos cruzar-mos.
O QUE SIGNIFICA REZAR PELAS INTENÇÕES DO PAPA?
Oferecer o dia pelas intenções do Papa é fazer com que tudo o que nos acontece ao longo do dia possa, na forma misteriosa que apenas Deus conhece, tocar as pessoas a quem se dirige a nossa oração. É fazer da própria vida uma oração de intercessão.
O Santo Padre confia ao Apostolado da Oração duas intenções de oração para cada mês, que expressam as suas grandes preocupações pela humanidade e pela Igreja:
Uma chamada Universal e outra Pela Evangelização (ou “de Evangelização”). As intenções Universais recolhem temáticas que apelam a todos os homens e mulheres de boa vontade, não só aos católicos. As intenções Pela Evangelização tocam desafios da vida própria da Igreja, e expressam o desejo de fazer dela um melhor instrumento para a evangelização.
Além de se comprometer a orar por estas intenções, o AO é responsável por as divulgar no mundo inteiro e fazer com que mais pessoas acompanhem o Papa na sua oração. Orar com ele é o primeiro símbolo ou expressão do compromisso do AO em favor da missão da Igreja universal.
São desafios para a nossa vida pessoal, pois somos chamados a viver em coerência com aquilo por que estamos a rezar. São também convites para nos aproximarmos a outras pessoas ou instituições que trabalham no âmbito da intenção pela qual se está a rezar, sejam ou não da Igreja, para procurar iniciativas de colaboração conjunta em favor de algo que é preocupação comum.

Comentários
Enviar um comentário