"Cumprir-se a profecia” é sinal da atuação de Deus na nossa história


Palavra
Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».

Meditação
Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e "actualizou-a", aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão. “Cumprir-se a profecia” é sinal da atuação de Deus. Aplicar esta profecia a Jesus significa reconhecer que Deus “está connosco” no hoje da nossa história. 
O inicio da pregação de Jesus consiste na proclamação do cumprimento das promessas. A presença de Jesus representava o  hoje da salvação, na realização da Escritura que se tinha acabado de ler. Jesus com a sua palavra não se limitava a anunciar, mas actuava a salvação divina, contida nas promessas proféticas. Como se cumpre esta passagem da Escritura na tua vida? Com que sentimentos acolhes a Palavra que Jesus te dirige em cada dia? Deixas que te interpele e te faça viver com nova força?

Oração
"Como poderá um jovem manter puro o seu caminho?
Só guardando as tuas palavras.
Eu procuro-te com todo o coração;
não deixes que me afaste dos teus mandamentos.
Guardo no meu coração as tuas promessas, para não pecar contra ti.
Bendito sejas, Senhor!
Ensina-me as tuas leis. 
Meditarei nos teus preceitos  e prestarei atenção aos teus caminhos. 
Hei-de alegrar-me com as tuas leis; não esquecerei as tuas palavras" (Salmo 118, 9-13.15-16)

Ação

Procura olhar à tua volta e descobrir como é que Deus te fala hoje (não apenas por palavras, mas em tantas situações de profecia e de encontro). Procura escrever o que descobres e fazer da tua descoberta oração e vida. 

Comentários