«Uma comunidade cristã que sabe escutar cada domingo o relato de Jesus (Evangelho) numa atitude de conversão começa a transformar-se»


«Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o.»

A Sua Palavra é a única decisiva. As outras apenas nos levam até Ele.

É urgente recuperar na Igreja atual a experiência de escutar o relato acerca de Jesus recolhido nos Evangelhos. É relevante a importância decisiva que essa tradição teve nos seus começos, no seio das comunidades cristãs. 

Há algo nos Evangelhos que só neles podemos encontrar: o impacto causado por Jesus nos primeiros que se sentiram atraídos por Ele e o seguiram. 

Os Evangelhos não são livros didáticos que expõem doutrina académica sobre Jesus. Tampouco biografias escritas para informar com detalhe sobre Sua trajetória histórica. São «relatos de conversão» que convidam à mudança, a seguir Jesus e a identificar-se com o Seu projeto.

Por isso, só podem ser lidos, escutados, meditados, rezados e praticados numa atitude de conversão, no coração de cada crente e de cada comunidade. Uma comunidade cristã que sabe escutar cada domingo o relato evangélico de Jesus numa atitude de conversão começa a transformar-se. Não há na Igreja um potencial mais vigoroso de renovação que o que se encerra nesses quatro pequenos livros.

Comentário ao 2.° Domingo de Quaresma, ciclo C, pelo teólogo espanhol José Antonio Pagola

Comentários