10 personagens que nos ajudam a viver melhor a Quaresma. Com quem mais me identifico?



1
 
SAMARITANA
upload.wikimedia.org
É o exemplo da pessoa afastada, que se encontra com Jesus, se abre ao diálogo, se deixa interpelar, abre a sua consciência e Jesus transforma a sua vida. Necessitava da água viva para limpar as sujidades da sua vida interior. A água de Jesus Cristo limpa, purifica e torna-se outra pessoa. É uma testemunha. (Jo 4, 1-31)

2
 
O CEGO DE NASCENÇA
upload.wikimedia.org
Representa a escuridão e cegueira como uma doença do corpo e da alma. Quaresma é descobrir as obscuridades da nossa vida cristã e buscar a mão purificadora de Jesus, que, através da sua Igreja, purifica a nossa alma. A fé é a luz; Jesus é a luz. Viver sem fé, viver sem Jesus é a escuridão e cegueira. E o cristão, como o cego de nascença, uma vez que recuperou a vista, deve ser testemunha da Luz. (Jo 9, 1-41)

3
 
MARIA DE NAZARÉ
www.essejota.net
É a mãe, a solidária, associada à paixão, morte e ressurreição do seu filho Jesus Cristo. Vê a paixão e a Páscoa com olhos e coração compassivos, como Jesus. Esta presente. Testemunha a força decisiva da presença, da companhia, do saber estar no lugar onde devemos estar. Maria de Nazaré nos ajudará permanecer ao pé da cruz dos nossos irmãos e a saber acompanhá-los com a nossa presença e amor nas suas vias dolorosas. (Jo 19, 25-27).

4
 
A MULHER ADÚLTERA
upload.wikimedia.org
Personifica a capacidade da misericórdia de Jesus Cristo. Fala do mistério do perdão cristão. Chama à sinceridade de coração e uma uma vida reta a partir de si mesmo. Alerta sobre os nossos juízos e preconceitos. Fala da necessária abertura cristã a todas as pessoas, que são sempre dignas do amor e do perdão de Deus. Testemunha o potencialidade salvadora do olhar compassivo de Jesus Cristo. (Jo 8,1-11)

5
 
PARÁBOLA FILHO PRÓDIGO: O PAI.
www.snpcultura.org
É a imagem de Deus Pai rico em misericórdia. Evoca o seu amor, a sua bondade, as suas esperanças. Acredita na liberdade e confia no regresso do seu filho. Não pergunta, não leva em conta o mal, mas está sempre pronto para o abraço do perdão, da reconciliação e da vida nova. É justo a partir do amor, um amor sem medidas ou regras puramente humana. (Lc 15,11-32).

6
 
PARÁBOLA FILHO PRÓDIGO: O FILHO MAIS VELHO
gilsonsantosdotcom.files.wordpress.com
É um reflexo de muitas das abordagens dos que estão “dentro”, dos que permanecem na Igreja, mas não se abrem totalmente à sabedoria de Deus e à plenitude o Evangelho. Fazem "contas", são calculista, têm tudo apontado, têm as suas razões e os seus direitos. Mas, necessitam de encontrar as verdadeiras razões e os direitos da gratuidade, do perdão e do amor. (Lc 15,11-32).

7
 
NICODEMOS
www.rudecruz.com
Representa o homem completo, religiosa e reto que procura a verdade. A Quaresma é o tempo, não para nos ancorarmos na "verdade" dos nossos pensamentos e opções, mas para caminharmos em busca da verdade autêntica e definitiva. (Jo 3,1-21)

8
 
O PARALÍTICO DA PISCINA DE BETSAIDA
4.bp.blogspot.com
O protótipo do doente à espera da cura e que precisa da ajuda dos outros. Estava paralítico há 38 anos e ninguém o tinha empurrado para a piscina das águas curativas. O cristão deve estar alerta para descobrir aqueles que precisam de nós. O paralítico da piscina de Betsaida, uma vez curado, é também um modelo de gratidão e testemunho. (Jo 5, 1-16)

9
 
LÁZARO
blog.cancaonova.com
É o amigo de Jesus. É o ressuscitado, sinal e premissa da grande Ressurreição de Jesus Cristo, penhor da nossa ressurreição futura. Nós também, se acreditarmos, se mantivermos e cultivarmos a amizade com Jesus, poderemos ver a glória de Deus e dar testemunho dela com as nossas obras. Lázaro, com as suas irmãs Marta e Maria, fala da necessidade de manter uma relação de intimidade com Jesus e de fazer da nossa quaresma tempo e espaço para a nossa Betania diária. (Jo 11, 1-44).

10
 
PARÁBOLA FILHO PRÓDIGO: O FILHO MAIS NOVO.
ekladata.com
É, mais uma vez, a imagem dos afastados e daqueles que fazem, em algum momento, um mau uso da sua liberdade e dos seus direitos. É protótipo, em primeiro lugar, de quem só pensa em si mesmo, busca prazeres rápidos, imediatos e efémeros. É representação, em segundo lugar, da obra da graça, que a partir destas situações, circunstâncias e ações humanas, move o coração à conversão. Toma consciente da sua situação de prostração, põe-se a caminho, deixa-se guiar pela reconciliação e experimenta o dom e a imensa graça do perdão e do amor. (Lc 15,11-32).

Fonte: © Revista Ecclesia | Tradução: © iMissio 

Comentários