Porque há curvas na estrada da vida, é preciso ficar atento a estas 8 placas

Não é imprevisto nem errado que haja curvas na estrada da vida. O que está do outro lado da curva é que pode ser imprevisto. Todavia, desde que se viaje em segurança e se preste atenção aos sinais, a viagem prosseguirá até ao destino. Certo é que a nossa reação na hora dos imprevistos determina o que acontecerá e o que receberemos depois.

Na estrada da vida podemos contar com a ajuda de várias ferramentas de orientação, entre as quais estas oito:

1. GPS de Deus
Ele pode dar instruções. Cabe-nos a nós ouvir e segui-las. A oração é uma linha direta com o nosso Assistente Pessoal na estrada.

2. Piloto automático
As alegrias do amor podem antecipar o caminho. Quando alguém se apercebe que está apaixonado, imagina-se a casar em breve, a viver em casal. Quem descobre o seu talento, vislumbra a sua profissão, por exemplo.

3. Atenção, crianças
Algumas das melhores lembranças ficam guardadas durante o tempo da infância. Nunca deixar de ser como as crianças é um dos segredos para a vida feliz, sobretudo a curiosidade constante, a capacidade de encantamento pela surpresa, a confiança em quem pode proteger e guiar.

4. Beco sem saída
Mudanças no emprego, doença e outros desafios indetermináveis podem deixar-nos à procura de um mapa. Quando isso acontece, recorremos ao GPS de Deus.

5. Área de serviço
Num mundo sempre em trânsito, é preciso descansar e reabastecer. Cada qual terá o seu combustível preferido, mas na vida, as ofertas podem ser múltiplas: religião, arte, desporto, política, associativismo, voluntariado, etc.

6. Oficina
Manutenções programadas regularmente e pequenas reparações prolongam a vida. Avaliar o estilo de vida, os pensamentos, as motivações, os relacionamentos... pedir perdão, reconciliar-se... Sim, viver... o amor... tudo isto dá trabalho.

7. Turismo
Há paragens que se escolhem ao longo do caminho: viagens para a praia, férias em família, acampamentos no quintal, assistir aos jogos dos filhos, celebrar os dias mais felizes de cada um. Todas são necessárias para quem pretende chegar ao seu destino: o Paraíso.

8. Inversão de marcha/mudança de faixa
Quando surgem os obstáculos, é importante não desistir de continuar em direção ao destino. Não importa o quão difícil seja ou quanto tempo demora. Há que apreciar as alternativas.

Traduzido e adaptado de

Comentários