15 atos simples de compaixão que melhoram o seu dia (e o de outros)


Acrescentar uma dose de compaixão ao dia de outra pessoa não apenas eleva o seu espírito, mas também lhe traz mais felicidade. E, embora a maioria de nós tenha a intenção de ser compassiva todos os dias, os nossos dias agitados e vidas ocupadas atrapalham até simples atos de gentileza para com os outros.

Sara Schairer, em chopra.com

1. Ofereça toda a sua atenção a alguém
Já dizia a filósofa e ativista social francesa Simone Weil que a atenção é a forma mais rara e pura de generosidade. Obrigações, listas de tarefas e até qualquer programa na TV podem facilmente distrair-nos de dar a alguém toda a nossa atenção.
Hoje, tente estar plenamente presente para alguém e observe o que acontece.

2. Expresse gratidão sincera
Os seus amigos e entes queridos sabem quanto os aprecia? 
Envie uma mensagem ou ligue para a pessoa simplesmente para lhe dizer "obrigado".

3. Tire uma foto de algo bonito e envie a alguém
Às vezes, uma simples mensagem basta para iluminar o dia de alguém que você ama.

4. Elimine a tecnologia de sua vida por pelo menos uma hora e procure oportunidades para se tornar útil
Coloque o telefone em stand by, distancie-se do computador e da TV e faça uma caminhada ou um lanche. Abra os olhos para o que se passa à sua volta e observe o que acontece. Talvez lhe seja solicitado - mesmo sem ninguém pedir - que abra a porta a alguém que está com as mãos ocupadas, ou que ajude a carregar mantimentos ou, até, a pagar um café a alguém que aparente estar triste.

5. Coloque uma nota extra no bolso
Certamente se deparará com situações para praticar as obras de misericórdia corporais: Pagar uma bebida a quem está com sede, pedir uma sanduíche para alguém que esteja com fome, comprar uma flor para alguém que esteja triste...

6. Dê a alguém o benefício da dúvida
Alguém pode atrasar-se para um compromisso que tinha com você. O patrão pode ser rude consigo. Em casa, alguém pode ignorá-lo(a)... Lembre-se que todos cometemos erros e que podemos ter motivos vários para nos comportamos com negatividade. Todavia, saiba também discordar se for preciso, e sempre com caridade fraterna.

7. Envie uma carta/ um postal de estímulo
Envie uma notinha escrita à mão a um(a) amigo(a) que esteja a precisar de motivação. Esse é um investimento de tempo pequeno que traz grandes dividendos, porque o(a) amigo(a) pode ler a carta novamente sempre que estiver em baixo auto-estima.

8. Cumprimente com um sorriso e uma palavra gentil
A compaixão não deve ser reservada para as pessoas que você conhece. Você pode iluminar o dia de outros olhando-os nos olhos e sorrindo. Esse simples ato pode, ainda, ajudar a que você se sinta mais ligado(a) à sua comunidade.

9. Ouça com compaixão
Ouça sem responder, julgar ou dar conselhos. A maioria de nós só quer ser ouvida. É um presente quando alguém escuta com o coração aberto.

10. Pratique a autocompaixão e cuide de seu sofrimento
Não podemos oferecer compaixão aos outros de forma eficaz se não tivermos compaixão por nós mesmos. Feche os olhos, respire profundamente algumas vezes e veja se sente tensão em algum lugar do corpo. Imagine que a respiração leva compaixão aos locais tensos. Coloque a mão no seu coração e acalme-se dizendo: «Que eu possa encontrar a paz.»

11. Tenha compaixão pelo planeta, a nossa casa comum
Aumente sua consciência a respeito de seu entorno e busque oportunidades para ter compaixão pela Terra. Você pode coletar o lixo que vê na calçada, desligar lâmpadas que não precisam de estar acesas, fechar a torneira enquanto escova os dentes, etc.

12. Elogie um colega ou um ente querido
Você pode melhorar a atmosfera no seu trabalho e em sua casa: uma palavra amável pode tornar o dia de alguém mais feliz!

13. Defina a intenção de tratar a todos com gentileza hoje
Evite dizer qualquer coisa negativa durante um dia inteiro. Se falhar, pode começar de novo. A sua intenção gentil é fundamental.

14. Conheça os seus vizinhos
As portas das casas, os muros, os nossos afazeres, separam-nos dos nossos vizinhos. Procure um vizinho que você não conhece e apresente-se. Nunca se sabe quando poderá precisar de uma chávena de açúcar.

15. Conduza com paciência
Tente ser paciente com os outros motoristas e lembre-se de que eles também estão a tentar chegar ao seu destino a horas ou a casa para estar com os seus entes queridos.

Comentários

Enviar um comentário