1) Orar com eles e por eles na frente deles
Sabemos que todos os pais querem o melhor para seus filhos. Mas quando se trata de educação isso não é o suficiente. Os filhos precisam de presenciar a prática. Isso é o que vai impactá-los de verdade. Aproveitem os pequenos momentos juntos para orar pela vida deles, pelas suas dificuldades, claro, na presença deles. Eles precisam saber que vocês se importas. Vocês pode, por exemplo, fazer isso na hora da refeição ou antes de dormir. São pequenos momentos que vão impactar a vida dos seus filhos. Incentive-os também a orar, a buscar a presença de Deus juntos. Não menospreze o poder de pequenos atos de bênção, eles têm poder de tocar o coração dos filhos.
2) Ir com os filhos à igreja
Ensinar os filhos a participar da igreja fará toda a diferença na vida deles. Não é ensinar religiosidade vazia. É ensinar a amar e servir a Deus das mais diversas formas. No começo, terão de investir tempo nisso, vai dar trabalho, vai cansar. Mas com o tempo eles desejarão isso de coração e vocês ter-lhes-ão ajudado a possuir uma das principais coisas da vida: amor por Deus e pelo Seu Reino.
3) Fazer ação social com os filhos
Ensinem os filho a doar, a estar atentos aos necessitados. É muito importante que os filhos aprendam a não ser egoístas e isso se aprende mostrando-lhes as necessidades das pessoas, na prática, e fazendo algo por elas. A teoria não funciona nesta área. É mais útil fale disso semanalmente e organizar alguma ação, ainda que pequena, em prol do próximo. Isso causará um impacto incrível na vida dos filhos, que se tornarão pessoas mais comprometida com os valores do reino de Deus.
4) Ensinar a gratidão
Num mundo em que as pessoas nunca estão satisfeitas com o que têm, e por isso não são gratas, precisamos de ensinar aos nossos filhos a gratidão para com Deus e para com o próximo, ajudando-os a criar no seu coração um sentimento de gratidão que consiga vislumbrar as pequenas e valiosas bênçãos diárias que Deus nos dá.
5) Ensinar a ser crente em toda a parte
Isso significa praticar o Evangelho em casa, na rua, no emprego, em todo o lado. Este testemunho é uma semente que você planta e que pode germinar rápido ou mais devagar no coração e na mente dos filhos. É dever dos pais plantar.
Presbítero André Sanchez, em https://www.esbocandoideias.com

Comentários
Enviar um comentário