21 maneiras de ajudar alguém


«Há pessoas que se cercam de egoísmo por todos os lados, e se tornam ilhas de egoísmo. 

Há pessoas que olham, olham, olham, mas é como se estivessem cercadas de espelhos por todos os lados. Quem está rodeado de espelhos, quando quer ver, apenas se vê.

Para te livrares de ti mesmo, lança uma ponte sobre o abismo de solidão que o teu egoísmo criou, trata de ver além de ti, busca ouvir alguém e, sobretudo, tenta o esforço de amar ao invés de simplesmente te amar.» 
(D. Helder Câmara)

1. Sorriam e sejam simpáticos. Gestos simples, grátis, naturais como estes podem ter um grande impacto no dia de outras pessoas. De tal modo que podem gerar uma corrente de bem, pois essas pessoas tenderão a fazer o mesmo por outra pessoa, e por aí fora…

2. Façam voluntariado. Não é preciso ser todos os dias ou todas as semanas. O voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

3. Parem para ajudar. Quando virem alguém com compras pesadas, que está perdido ou a tentar mudar um pneu furado, parem e ofereçam-se para ajudar.

4. Ensinem. Cada pessoa é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas têm capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

5. Doem alguma(s) coisa(s) que já não usam. E entreguem-nas em bom estado.

6. Consolem quem está triste, só ou a sofrer. Um ouvido amigo, palavras reconfortantes, abraços, uma forma de distração, um auxílio... são gestos de puro altruísmo cristão.

7. Façam um donativo. Se não podes ajudar pessoalmente, apoia quem o pode fazer por ti.

8. Redireccionem presentes. São abundantes os exemplos de pessoas que trocaram as prendas de aniversario ou de Natal por projetos ou ações de caridade.

9. Comprem alimentos para um sem-abrigo, ou para um animal abandonado. Ou financiem o começo da formação num ofício a essa pessoa.

10. Ajudem alguém a fazer as mudanças necessárias na sua vida. Há pessoas que gostariam de editar um livro, outros queriam perder peso, outras têm um sonho difícil de concretizar. Interceder, recomendar, acompanhar... são formas de apoio que terão grande impacto na vida dessas pessoas.

11. Tornem-se a melhor rede social. Há pessoas que estão tristes, deprimidas, zangadas ou revoltadas. Precisam de desabafar. Sintoniza-te com essa(s) pessoa(s) e deixa(s) conversar e “descarregar”.

12. Tratem de uma tarefa doméstica. Além de permitir uma folga a quem a faz habitualmente, estão a preparar-se para o futuro.

13. Deixem post´ít ou enviem mensagens simpáticas. As surpresas com "recadinhos mágicos" são mimos.

14. Mostrem apreço por alguém publicamente. Assim se cultivam caracteres positivos.

15. Sejam pacientes. Enfrentem a rotina com a sabedoria do tempo: as conquistas e os erros do passado ajudam a construir o presente e a programar o futuro.

16. Toquem. Muitas vezes não é suficiente ver, falar... São manifestações de relação, mas marcadas pela distância. O toque exprime proximidade, cumplicidade, comunhão.

17. Façam recolha de alimentos ou de livros ou de outros bens... e colaborem com uma instituição.

18. Façam de babysitter ou de visitadores em lares de idosos. Os país que beneficiarão da folga e os idosos que receberem a visita nunca mais vão esquecer este gesto.

19. Emprestem a voz. Assinem petições, escrevam cartas a entidades oficiais, participem em manifestações ou vigílias...

20. Denunciem maus-tratos e abandono às autoridades competentes. Para aliviar o sofrimento das vítimas é necessário tirá-las dessas condições.

21. Rezem, e não para que Deus mude o mundo sem vocês, mas para que cada dia da vida seja um dia santo. E santificar é servir a Deus na pessoa do próximo, com amor e alegria. 
«Não há progresso sem Deus, porque Deus é fraternidade, é amor, é bondade, é harmonia.»

Comentários