3 tipos de crentes da atualidade


Durante aproximadamente três anos e meio de ministério, o Senhor Jesus reuniu em torno de Si uma grande multidão de pessoas: algumas para ouvir uma palavra e seguir os seus ensinamentos, outras interessadas nas bênçãos e milagres, e outras procuravam uma ocasião para O condenar (cf. Mc 11, 18). 

Nos nossos dias, as Igrejas cristãs também têm atraído pessoas com diferentes motivações:

1. Algumas pessoas querem ouvir a Palavra de Deus e a sabedoria da tradição da Igreja, para mudar as suas vidas (Hb 4, 12) e, depois de terem as suas vidas transformadas, ajudam a proclamar a Boa Nova (Jo 4, 28-30)

2. Outras pessoas estão interessadas nas bênçãos materiais, como carro, casa, dinheiro, afetivas e curas.

3. E há as que conhecem as Escrituras e não as vivem, mas estão prontos a apontar os erros e problemas aos outros.

Atendendo a estas motivações, poder-se-ia dizer que há três tipos de crentes: os "bem suados", os abençoados e os que são uma bênção. 

Adaptado de Jânio Santos de Oliveira, em http://esbocosdesermoesppegadores.blogspot.pt/

1. Os crentes “bem suados”
São aqueles que correm atrás das bênçãos, mas não querem o Deus da bênção. Vivem atrás de movimentos, de pregadores, cantores e sinais. Pensam que fé é poder sobre o sobrenatural, que deve ser usado para conseguir dinheiro, boas emoções e saúde.
Os buscadores de bênçãos não estão tão interessados na pessoa de Jesus; eles estão interessados naquilo que Jesus pode fazer por eles. O buscador de bênçãos é como aquela pessoa que vai a uma loja fazer compras: ela não quer saber se o dono da loja está bem ou mal, feliz ou triste, com saúde ou doente. O seu interesse não é relacionado ao dono da loja, mas sim com o produto que o dono oferece. Assim também é o buscador de bênçãos: ele não quer nem saber de Jesus, só quer conseguir as suas bênçãos.

2. Os crentes abençoados
São aqueles que vivem uma vida regrada, conhecem as Escrituras passam por provas e tribulações e louvam o SENHOR mesmo assim (Job 1, 21), e cada dia crescem na fé, na esperança e no amor (1Cor 13, 13).
Não correm atrás das bênçãos, mas são alcançados por elas! Todavia, falta-lhes algo. A sua vida está cheia de incertezas, de inseguranças no futuro que não conhecem. São como o homem/jovem rico: praticam as Escrituras, mas falta-lhe o mais que Jesus pede: deixar todas as seguranças humanas e segui-Lo, praticando o Evangelho da oblação da vida na cruz de cada dia.

3. Os crentes que são uma bênção
São aqueles além de serem abençoados (Dt 28, 1-14) são canal de bênçãos para as suas famílias, para o seu trabalho, para a sociedade, para a Igreja. São o exemplos dos fiéis «na palavra, na conduta, no amor, na fé, na castidade» (1 Tm 4, 12), pessoas zelosas por obras excelentes e as suas vidas são para servir o SENHOR, amando o próximo e cuidando da Casa Comum que Ele criou.

Comentários