Ser ou ter um parceiro triste prejudica a saúde própria e do próximo


Um estudo desenvolvido pelo Dr. Bill Chopik, da Universidade do Michigan sugere que um marido ou uma esposa que se sintam tristes e negativos, não só deixam o parceiro em baixo como lhes podem prejudicar a saúde. Por outro lado, ser e ter um parceiro feliz aumenta as probabilidades de se ter uma boa saúde.

O Dr. Bill Chopik analisou a saúde e a felicidade de cerca de dois mil casais, com idades a partir dos 50 anos, durante seis anos.

«Mesmo que um seja a pessoa mais feliz, a sua saúde pode ser arrastada para o fundo por um(a) esposo(a) infeliz», comentou ele ao jornal britânico Daily Mail, em 27 de setembro de 2016.

Publicado na revista Health Psychology, este estudo aponta que as possíveis razões para que isto aconteça incluem o facto de um parceiro feliz estar mais atento à saúde da sua cara metade e ter mais energia para motivar o outro a tratar de si e da sua saúde.

As pessoas felizes também tendem a comer com maior regularidade e dormir melhor – comportamentos saudáveis que também podem passar para o marido ou mulher.

Já um atmosfera de tristeza em casa pode aumentar as probabilidades de um dos elementos do casal (ou ambos) beber ou fumar, mesmo quando são felizes consigo.

Como o negativismo pode ser prejudicial para a saúde
As pessoas que não conseguem evitar queixar-se (várias vezes ao dia) da vida, do trabalho, do tempo, do trânsito, da comida e por aí em diante estão a prejudicar a sua saúde.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que bastam 30 minutos de negatividade por dia para lesar o cérebro, danificar a memória e afetar as funções cognitivas. Os pensamentos negativos prejudicam o funcionamento de neurónios e aumentam os níveis de cortisol (hormona do stress) na corrente sanguínea.

Todavia, reclamar faz bem à saúde
Reclamar, desde que com razão e moderação, tem benefícios para a saúde: pode trazer alívio emocional e físico em situações de stress. Vocalizar as preocupações e frustrações pode tirar um enorme peso de cima.

Quem reclama com razão e moderação acreditar que a sua opinião importa e que tem direito à atenção dos outros — e que, ao fazê-lo, é capaz de mudar situações e levar a que as coisas funcionem em ordem ao bom fim desejado, por meio do melhor desempenho.

Entre os benefícios de reclamar assim estão:
1. Pode ajudar a sentir-se com o controlo da situação
2. Pode ajudar a fazer melhores escolhas
3. Pode aumentar a auto-estima.





Comentários