O Papa Francisco decidiu dedicar o tema do próximo sínodo dos bispos, em 2018, aos jovens, à fé e ao discernimento vocacional.
A decisão foi anunciada esta quinta-feira, 6 de novembro, pela sala de imprensa da Santa Sé e indica que Francisco chegou a este tema depois de consultar as diferentes conferências episcopais, bem como as igrejas católicas de rito oriental e a união dos superiores gerais das ordens religiosas.
Segundo a nota emitida esta manhã pelo Vaticano, também foram consultados os bispos que participaram no mais recente sínodo sobre a família.
De acordo, ainda, com o comunicado do Vaticano, o tema escolhido é uma «expressão da preocupação pastoral da Igreja para com os jovens» e está «em continuidade com o que saiu da recente assembleia sinodal sobre a família e com o conteúdo da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia («Alegria do Amor», publicada em abril de 2016).
O próximo Sínodo tem como objetivo «acompanhar os jovens no seu modo de vida em direção à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, eles possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrir-se ao encontro com Deus e com os homens, e participar ativamente na edificação da Igreja e da sociedade.»
No dia em que o tema foi anunciado, o porta-voz do Vaticano Greg Burke disse que o sínodo não se vai concentrar apenas sobre a escolha entre a vida conjugal e da vida religiosa. É importante notar que a Igreja Católica distingue quatro vocações: matrimónio, solteiro, vida religiosa e clérigo.

Comentários
Enviar um comentário