31 presentes que filhos, afilhados, netos, sobrinhos, primos, amigos nunca esquecerão


As boas memórias são os melhores presentes, pois não são guardadas em álbuns, gavetas ou baús, mas no coração. Guardar memórias é reviver. E quando se guarda uma memória no coração, é porque isso foi incrivelmente vivido.

Presentes que nunca serão esquecidos

Espiritualidade no sentido de familiaridade
Naturalmente, os pais transmitem aos filhos a experiência da intimidade, sob a forma de paternidade e maternidade. É um dos maiores presentes que se pode dar: o conforto de ter um abrigo, um colo, uma referência, uma identidade. Do mesmo modo, chamados s ser co-criadores com  Deus, os pais são os primeiros a poder ensinar aos filhos a ter uma relação pessoal com Deus - a quem chamarão Paizinho -, e a ter Jesus Cristo como Amigo e Mestre, e ao Espírito Santo como inspirador do caminho a seguir. Desta visão de familiaridade em casa e com o divino, aprende-se a ver todo o universo como obra de Deus. Uma das experiências mais profundas poderá ser a que fez S. Francisco de Assis, que a tudo chamava irmão e irmã: Irmã Água, Irmão Sol, Irmão Lobo... Daqui, igualmente, se aprenderá a rezar como quem faz uma conversa.

Afirmação
Uma simples palavra de afirmação pode mudar uma vida inteira. Por cada palavra de incentivo, quem a recebe sabe o quanto os outros o valorizam.

Arte
O mundo nasceu belo. Deus criou o mundo e viu que era muito bom/belo (ver Gn 1, 31).
Desde o seu surgimento, o mundo está em constante mudança e evolução.
As pessoas criativas fazem parte desse processo. O mundo precisa de pessoas com espirito estético para embelezar-se cada vez mais. Quem ensina os outros a ter gosto pelas atividades artísticas cumpre o sonho de Deus, despertando e fortalecendo a vocação dos artistas.

Desafios
Quando se incentiva alguém a sonhar, a fazer por alcançar objetivos acima das expectativas, o resultado é que todos ficarão surpreendidos com o que se consegue fazer.

Compaixão / Justiça
O mundo não é perfeito. A vida nunca é totalmente feliz. Há sempre muitas variáveis. Então, perante as injustiças, as dores, as carências, há que encarar o que é passível de ser alterado e apoiar e cooperar com os que começam a dar os primeiros passos da mudança desejada, de modo que se consiga corrigir o que está errado.

Contentamento
A necessidade de ter sempre mais é contagiosa. É um vício. Um dos maiores presentes que pode dar a alguém é ensinar-lhe a ficar satisfeito com o que têm e, mais ainda, com o que é, pois é isso que fará multiplicar o contentamento com o que dá de si e do que tem.

Curiosidade
E pela vontade de descobrir como funciona o mundo que, ao longo dos tempos, se faz o progresso. Os adultos têm a missão de ensinar os mais novos a fazer perguntas sobre quem, o quê, onde, como, porquê, e assim dar à sociedade a novidade com que são chamados a contribuir para o desenvolvimento .

Determinação
A força de vontade é um dos fatores determinantes no êxito de uma pessoa. Fortalecer a auto-estima, exigir disciplina, persistência e determinação estão entre as melhores dádivas que os filhos reconhecerão aos pais.

Fidelidade
Ser fiel, leal, merecedor de confiança inclui o que se faz com o pensamento, o olhar, os sentimentos, a alma de cada atitude. O amor filial vivido e partilhado entre gerações, o amor entre marido e mulher, o amor do padre, da freira, do frade pela sua paróquia ou instituição onde trabalha... todo o amor praticado é uma lição de vida e um exemplo que ninguém vai esquecer.

Ver o lado positivo
O mundo pertence aos que vivem e à vida que deixaram os que morreram. O mundo não é um «vale de lágrimas» nem um cemitério. Ver o mundo pelo lado positivo anima a encontrar a solução possível para cada problema e a celebrar cada conquista.

Generosidade
Ter o coração aberto, disponível, tal como a casa, o carro, o tempo... E a generosidade contagia-se e propaga-se!

Honestidade e integridade
Diz a Igreja que «ser santos não é fazer coisas extraordinárias, mas em fazer as coisas quotidianas como devem ser feitas». É colocar-se 100 por cento no que se faz. É fazer bem o bem.

Esperança
A esperança é saber e crer que as coisas vão melhorar, porque já aconteceu assim no passado, porque não estamos sozinhos e porque há um Poder Superior, um Deus, que caminha connosco. A esperança dá força, resistência e determinação.

Colo, abraços e beijinhos
Os lugares e momentos de carinho são os melhores lugares do mundo onde ir, permanecer e voltar.

Aprendizagem ao longo da vida
A paixão por aprender começa em casa. Acontece quando se faz perguntas, brinca, se analisa e expõe, se lê...

Refeições juntos
As refeições são oportunidades únicas de relacionamento. Uma família que não faz refeições junta não cresce unida.

Natureza
Ao ver os pais a cuidar da casa e dos espaços exteriores, tanto os próprios como os de toda a sociedade, as crianças aprendem a apreciar o mundo à sua volta e também a cuidar dele. Nesta tarefa é igualmente importante ver como os pais mantêm a casa arrumada.

Oportunidades de experimentar
As crianças precisam de experimentar coisas novas para que possam perceber aquilo de que gostam e aquilo em que são boas.

Otimismo
Os otimistas mudam o mundo. Os pessimistas, não.

Paz
Trabalhar por conseguir momentos de bem-estar e de estar-bem é possível, a começar ao nosso redor. Depois, é possível abrir os horizontes para o que se passa no resto do mundo  e criar a consciência de que o planeta é uma aldeia grande e que todos somos família humana.

Festejar
A comemoração das pequenas coisas da vida é um direito e um dever. Não há pequenos feitos. Todos juntos é que fazem grandes conquistas.

Diversão
O que os torna os acontecimentos únicos e memoráveis é o modo como nos divertimos a vivê-los, mesmo se fazemos asneiras e não conseguimos dar o nosso melhor. Participar é o mais importante.

Autoestima
As pessoas que são valorizadas aprendem a valorizar-se e são mais propensas a ter autoconfiança. Como resultado, fazem tudo pelo simples gosto de o fazer e não precisam que mais alguém esteja a observar e a elogiar.

Sentido de Humor
Os filhos gostam de ouvir os avós, os pais, os parentes a contar experiências de vida, a partilhar sabedorias e também que lhes façam rir com boas anedotas. Com isso, aprende-se a rir para a  vida e da vida.

Estabilidade
Uma família estável é o alicerces para uma vida estável. As crianças precisam de reconhecer o seu lugar na família, saber em quem podem confiar, e saber quem está sempre disponível para elas.

Tempo/ Atenção exclusiva
As crianças comem esfomeadas, brincam com entusiasmo, aprendem com determinação, vão dormir exaustas. Elas crescem fortes e saudáveis, preparando-se para estarem aptas para o futuro. Neste processo, precisam apenas que os pais e educadores lhes prestem atenção exclusiva, que sejam testemunhas de cada primeiro passo, se congratulem com cada conquista e os falam querer crescer mais e mais.

Singularidade
O que nos torna especiais é aquilo que nos faz diferentes. A Singularidade não deve ser escondida, mas exibida e ampliada. Cada vida tem valor. Cada pessoa contribui para o enriquecimento da sociedade e da história com a sua vida,

Uma casa acolhedora
É bom saber que houve um berço onde fomos depositados com amor, uma casa onde demos os primeiros passos, uma terra onnde aprendemos a ler, escrever e a sociabilizar...
É bom saber que, em casa, existe um quarto só nosso, com um armário de roupa só nossa, com uma secretária e uma estantes com os nossos livros... que existe todo um conjunto de espaços onde sentimos os confortos da vida: cozinha, sala, casa de banho...
É bom saber que essa casa é a casa da família, que basta bater à porta ou aparecer para que haja diálogo, partilha, relacionamento.
É bom ter uma casa com vida.

Livros, DVD, Jogos
E todos os outros objetos de primeira necessidade e de passatempo que ajudam a formar o caráter da pessoa...

Fotos, diários, revistas
E todos aquelas coisas que contam a história pessoal e do mundo em que vivemos

Espaço e tempo para o sagrado
Preparar em casa um recanto para rezar - com uma Bíblia, uma imagem, um livro de espiritualidade -, e possibilitar tempo para o fazer... Porque todos nascemos com uma sede de eternidade, de relação com um ser Superior...

Adaptado e acrescentado, a partir de http://uptokids.pt

Comentários