Violentómetro ilustrado: um guia (15 imagens) para não aceitar a violência doméstica


O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em todos os países, as mulheres e raparigas continuam a ser vítimas de uma violência que lhes causa grande sofrimento. Essa violência compromete o desenvolvimento, gera instabilidade e torna muito mais difícil alcançar a paz. 

Numa mensagem, em 2005, o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, dizia: «Devemos exigir que os responsáveis por estas violações respondam pelos seus atos e tomar medidas concretas para pôr fim à impunidade. Devemos ouvir e ajudar as vítimas que sobrevivem.
O nosso objectivo é claro: pôr fim a estes crimes imperdoáveis, quer se trate do uso da violação sexual como arma de guerra, da violência doméstica, do tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, dos chamados “crimes de honra” ou de mutilações genitais femininas. Devemos combater as causas desta violência, eliminando a discriminação e alterando as mentalidades que a perpetuam.»

Este objetivo continua por concretizar, como ilustra Karen Hernández, em www.nuevamujer.com:

















Comentários