Num artigo publicado pela arquidiocese do México (SIAME), o P.e Robert Havens fez quatro recomendações importantes para o tempo do Advento, que prepara o caminho para a celebração do Natal no dia 25 de dezembro, não seja um tempo perdido devido ao stress das festas e ao materialismo.
No texto “Que não te roubem o Advento”, o P.e Havens, diretor de desenvolvimento institucional da Cáritas da arquidiocese do México, sublinhou que o Natal «é tão importante, que não podemos ‘digerir’ da noite para o dia. Ninguém prepara um casamento uma noite antes. Como seres humanos, necessitamos de tempo para perceber o que virá, a fim de celebrá-lo corretamente».
«Um Advento bem vivido assegura um Natal lindo e alegre», exorta o sacerdote.
Os quatro conselhos do Pe. Robert Havens para que “não te roubem o Advento” são os seguintes:
1. «Perceber que o Natal se celebra a partir da véspera de Natal, quando celebramos a chegada de Cristo», aconselhou o sacerdote.
«Não há nada de mal nas festas que se fazem antes, mas não devem ser confundidas com o verdadeiro Natal.» São festas de advento, de preparação. Entre luzes, canções, decorações, temos de perceber que «ainda não chegou o dia», encorajou.
2. «Fazer um momento de silêncio em cada dia do Advento.» Deste modo preparo-me para um encontro pessoal com Jesus Cristo que vem: «Faço silêncio e lembro-me que Cristo virá no Natal.»
3. «Fazer com que este seja um tempo de preparação pessoal, como fazemos durante a Quaresma.» Isso significa: oração mais frequente, prática das boas obras e conversão, através do sacramento da reconciçiação: «Com atos de sacrifício (sabendo que "sacrifício" significa "atos especialmente dedicados à santificação") e de melhoramento pessoal, posso ‘limpar’ o presépio do meu coração, onde chegará o Menino Jesus no dia 24.»
4. «Os símbolos e práticas exteriores também podem ajudar-nos a tornar o Advento um tempo de preparação.»
Como exemplos:
- Ter uma coroa do Advento na nossa sala ou local de trabalho, acender as velas correspondentes a cada semana durante algumas horas durante o dia;
- Pôr a tocar músicas de Adento e Natal.
- Ler um versículo do capítulo 1 ou 2 do Evangelho de São Lucas.
- Montar o presépio gradualmente, acrescentando uma peça ou uma decoração a cada dia do Advento.
- Preparar a lista de presentes e ir pensando em cada pessoa que as vai receber.


Comentários
Enviar um comentário