6 Frases para escolher uma como lema para o 12.º dia de Advento 2016. Tema: «O Amor deixa o outro vencer.»

 
Se nos pedissem para citar três causas habituais de conflito em casa, na escola, no trabalho ou no grupo de amigos, seriamos capazes de fazer isso sem pensar muito? Em média, conseguimos fazer uma lista das dez principais causas de discórdia quando nos dão alguns minutos… E, infelizmente, a menos que um ceda, estas mesmas questões são e serão sempre causa de conflitos.

Defender os direitos e opiniões faz parte da natureza humana e da construção da personalidade. Porém, é teimosia quando não se distinguem as coisas que são dignas de defesa e proteção daquilo que não é mais do que orgulho, preconceito e intransigência.

Os assuntos sérios precisam de reflexões sérias, de preferência ouvindo a opinião dos outros e, obrigatoriamente, os envolvidos no tema.

Quando uma discussão chega a um beco sem saída, só existe uma maneira de escapar: o oposto da teimosia, que é ser humilde, flexível e cooperante.

Jesus Cristo é exemplo de amor que deixa o outro vencer, como está escrito na Carta aos Filipenses (Fl 2): «Procurai ter os mesmos sentimentos, assumindo o mesmo amor, unidos numa só alma; nada façais por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós próprios, não tendo cada um em mira os próprios interesses, mas todos e cada um exactamente os interesses dos outros.»

Não temos de estar sempre de acordo. Não temos de ser cópias um do outro. Se o fôssemos, um de nós seria desnecessário. Duas pessoas que partilham sempre as mesmas opiniões e perspectivas não têm o equilíbrio, nem «o sal e o fermento» que engrandecem um relacionamento. As diferenças existentes entre duas pessoas são para enriquecimento mútuo.

Desafio
Evitar o “paternalismo”, que é tratar os outros como alguém que devo proteger, e a “vitimização”, que é ver os outros como inimigos.


Inspirado no Livro ‘O Desafio de Amar’, de: Hendrick, Alex; e Kendrick, Stephen

Comentários