As famílias podem aproveitar o Advento para unir os corações e assim receber Jesus Cristo, o Salvador.
A Gaudium Press* sugere cinco maneiras para ajudar as famílias a celebrar este período que antecede as comemorações natalinas.
Coroa do Advento
É uma tradição que simboliza a espera do Nascimento de Jesus que transcorre durante as quatro semanas do Advento.
A coroa é circular para significar a eternidade de Deus.
Adorna-se com galhos das árvores, principalmente de pinheiro e algumas sementes e frutos que evocam a vida e a ressurreição.
Sobre ela, são colocadas quatro velas, sendo três delas roxas, simbolizando a penitência e a oração, e uma cor-de-rosa ou branca, em alusão à alegria.
A cada domingo do Advento acende-se uma delas, sendo a cor-de-rosa a última.
Presépio de Belém
A tradição de realizar o presépio remonta a São Francisco de Assis, que em 1223 quis recrear na cidade de Greccio, em Italia, o nascimento de Jesus. A cena possui elementos essenciais, que são as imagens da Virgem Maria, São José e do Menino Jesus, acompanhados pelos animais, o burro que transportou Maria e a vaca que estava no estábulo. Há também os pastores e os seus rebanhos; os Magos e os seus camelos; a estrela e os anjos no céu.
Novena de Natal
Esta tradição nasceu na Colômbia e é realizada em muitos países da América do Sul, com o nome de Posadas, de 16 a 24 de dezembro. Consta de uma oração ao redor do présépio, e faz-se numa preregrinação nocturna pelas casas da vizinhança, acolhendo o grupo, cada dia, uma família diferente. As pessoas podem vestir-se. representando as personagens da época. E realiza o oposto do que aconteceu com a Sagrada Família. Ela não encontrou lugar na hospedaria; agora é acolhida em todas as casas.
Semelhante é a Novena de Aguinaldos. A sua origem, datada do século VIII, deve-se a Frei Fernando de Jesús Larrea, sacerdote franciscano responsável por escrever várias meditações sobre a encarnação do Filho de Deus e o seu nascimento. Posteriormente, no século XIX, a Madre María Ignacia compôs os "gozos", que são as estrofes cantadas junto com as meditações.
Árvore de Jessé
É uma representação artística da árvore genealógica que mostra a relação de Jesus Cristo com Jessé, pai do rei David, e com os demais personagens bíblicos que foram os antepassados do Filho de Deus. Remonta a temos medievais.
O costume é montar uma árvore com um ramo colocado num local visível da casa no início do Advento. E, ao longo dos dias, as famílias vão decorando a árvore com nome após nome da genealogia de Jesus, os quais são representados com alguns desenhos simbólicos.
Mateus, no capítulo 1 (Mt 1, 1-17), enumera 42 antepassados de Jesus.
Lucas, por sua vez, no capítulo 3 (Lc 3,23-38) enfileira 56 nomes.
Anjos do Advento
Cada membro da família, ao iniciar o período que antecede o Natal, poderá escolher secretamente o nome de um familiar para convertê-lo no seu anjo do Advento. Desta forma, durante as quatro semanas antes das festas natalinas, devem ser oferecidas orações e pequenos gestos de atenção e afeto por esse familiar querido. Na noite de Natal, será a ele que entregará a prenda, e o ideal é que o «anjo secreto» se mantenha secreto.
*com informações de foryourmarriage.org e fratefrancesco.org





Comentários
Enviar um comentário