Proponho-me cumprir os 10 mandamentos do Advento

1. Abrir as portas do coração
Deus desce e vem. Quer estar no meio de nós. Vamos abrir os nossos corações e a porta da fé. Advento é Deus que nos procura para o dialogo, a aliança de amizade, a oferta da salvação. Não fechemos os nossos corações; vamos acolher, receber, ouvir Deus que vem.

2. Respeitar os direitos e os deveres com justiça
Os textos da Bíblia meditados no Advento falam do novo estilo de vida que o Messias traz. No mundo e na sociedade de Deus, reinam a paz e a convivência fraterna. A sua lei é «amar a misericórdia, praticar a justiça e viver na presença de Deus» (Mq 6, 8). O reino de Deus transforma o deserto em jardim, as espadas em arados, as lanças em foices.

3. Estar vigilantes, não distraídos
São três as vindas de Deus: no Natal, no fim do mundo e no nosso quotidiano. Precisamos de estar sintonizados com Deus, com a sua presença, a sua vontade, os seus desígnios. Agitação, barulho, dispersão afastam-nos da oração, do silêncio e, portanto, da vigilância. Vivemos apressados, atulhados com mil preocupações e também cansados, apáticos, indiferentes no que diz respeito a Deus e ao próximo.

4. Endireitar os caminhos tortuosos
Advento é tempo de conversão. A meta da nossa vida é ser plenamente filhos de Deus à imagem e semelhança de Jesus Cristo. A bússola para lá chegar é a Bíblia.

5. Preparar a chegada
Tudo o que é preparado tem êxito. Longe de nós a mediocridade, a sonolência, a rotina, o desinteresse. Preparemos um belo presépio vivente para acolher o Menino. Preparemos os nossos corações e os lugares do nosso quotidiano.

6. Escutar a voz que chama
Os profetas chamaram o povo ao silêncio, à meditação da Palavra de Deus, ao exame da sua vida e à mudança de vida. Hoje, há no mundo tantos profetas, tantos apelos à mudança...

7. Uma criança vai nascer
Maria está grávida por obra do Espírito Santo; José é chamado a dar nome ao menino por ordem de Deus. Os Magos e os pastores puseram-se a caminho, impelidos pelo Espírito Santo. Uma criança congregou pessoas de idades, culturas, profissões, estratos sociais diferentes. É um apelo a acolher cada embrião, cada filho, cada pessoa.

8. Viver o tempo que nos é dado
É preciso viver o hoje, o agora, o instante, o momento presente com intensidade, consciência e alegria. Percebemos que o tempo passa, a vida é breve o fim vem. Demos tempo a nós mesmos, aos outros, a Deus. É no tempo que construímos a historia e acolhemos Deus salvador.

9. Visitar e ir ao encontro
Visita e encontro são os acontecimentos do Advento. Recebemos a visita de Deus e propomo-nos a visitar casas, lares, hospitais, cadeias, creches... A missão da Igreja faz-se de proximidade, de diálogo, de afeto, de caminho em equipa e em comunhão.

10.  Participar no mistério
Deus vem hoje de tantas maneiras: quando se lê a Bíblia, na missa, em qualquer momento de oração, em todos os atos de amor: «Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele« (1 Jo 4, 16)

Adaptação a partir de D. Orlando Brandes,
em Catequista em formação, 30 de novembro de 2013

Comentários