Proposta de retiro de Advento online. 2.º dia: «Deus fala-nos por meio dos nossos sonhos, aqueles que trazemos no coração desde que nascemos»
Na Proposta de retiro de Advento online. 1.º dia. «Que família quer Jesus construir comigo?» (ontem) procurámos descobrir que família quer Jesus construir em cada um de nós e com cada um de nós. Hoje, tentaremos olhar para José e ver como foi ele capaz de desbravar este caminho: capaz de construir a família que o Senhor Lhe ofereceu; capaz de Lhe dizer SIM com toda a sua vida e em toda a sua vida; capaz de fazer do sonho de Deus o seu próprio sonho.
Vamos ler e meditar a Palavra de Deus em Mateus 1, 18-25 passo a passo...
«Maria, Sua mãe, estava desposada com José...»
O sonho de Deus para José realiza-se através daquilo que José já vivia. Ele ia desposar Maria e o convite de Deus é precisamente que ele continue com esse projecto e, apesar das novas circunstâncias, despose na mesma Maria.
O sonho de Deus para mim não me retira da minha realidade concreta, aquela que Ele próprio me deu a viver. Antes se realiza através dela, embora não necessariamente da forma que eu idealizara.
«José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente.»
José era um homem justo e bom. Não lhe passou pela cabeça recorrer à solução legal: apedrejar a mulher adúltera, antes pensava repudiar Maria em segredo.
Também nós, a maior parte das vezes, temos sonhos e desejos bons e justos. E que, tantas vezes, dão bons frutos. Mas a nossa bondade não é a bondade de Deus, a nossa vontade, por mais pura que seja, não é a vontade de Deus. A justiça divina vai muito mais além do que a justiça humana. Os planos de Deus vão muito mais longe do que os nossos planos – “Os Meus planos não são os vossos planos, os vossos caminhos não são os Meus caminhos. Oráculo do Senhor.” (Is 55, 8)
«Andando ele a pensar nisto…»
José não é precipitado, nem faz a primeira coisa que lhe vem à cabeça. José espera… José faz discernimento… José pondera… E é nesse compasso de tempo que o Senhor Lhe fala.Eu, pelo contrário, procuro sempre a solução rápida e imediata; assusta-me não saber o que fazer, permanecer na dúvida e na escuridão. Preciso de respostas já e, nesta urgência, não me dou espaço e tempo a escutar, a reconhecer, a intuir, a compreender a voz e a vontade do Senhor.
Reconheço como eu rapidamente procuraria a solução imediata. Vejo como Maria como Deus tem a resposta para todas as dúvidas. E assumo como José que o Senhor sempre nos surpreende não só no caminho que nos oferece, mas na forma como nos convida a percorrê-lo.
«O anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: "José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.".»
O Senhor fala a José através do seu sonho, durante o seu sono e descanso.
Também a nós o Senhor nos fala por meio dos nossos sonhos, não necessariamente aqueles em que dormimos, mas aqueles que trazemos no coração desde que nascemos.
O sonho de Deus para mim é o mesmo sonho que eu tenho para mim, embora eu possa não ser capaz de o identificar dessa forma.
O sonho de José era construir uma família com Maria e por isso estava desposado dela. E o sonho de Deus para José, sonho que ele aliás seguiu, era que José construísse uma família com Maria.
Os meios e as formas podem não ser aqueles que pensámos ou escolhemos. Mas o sonho é o mesmo e só seguindo a vontade do Pai, e dando-lhe o nosso SIM, esse sonho se pode realizar plenamente. Como aconteceu a José. Porque o sonho de Deus vai mais fundo que o nosso. Porque José sonhava com uma família e Deus ofereceu-lhe a Sagrada Família.
E o Senhor fala-nos através do nosso descanso e do nosso repouso. A este respeito deixo aqui umas palavras do Papa Francisco:
«(…) Repousar no Senhor. O repouso, apesar de ser necessário para a saúde das nossas mentes e dos nossos corpos, com frequência é muito difícil de conciliar por causa das numerosas exigências que pesam sobre nós. Mas o repouso é essencial também para a nossa saúde espiritual, para podermos ouvir a voz de Deus e compreender aquilo que Ele nos pede. José foi escolhido por Deus para ser pai putativo de Jesus e marido de Maria. Como cristãos, também vós sois chamados, à semelhança de José, a providenciar uma casa para Jesus. Preparais uma casa para Ele nos vossos corações, nas vossas famílias, nas vossas paróquias e nas vossas comunidades. Para ouvir e aceitar a chamada de Deus, para construir uma casa para Jesus, deveis ser capazes de repousar no Senhor. Deveis encontrar cada dia o tempo para rezar. Mas poderíeis dizer-me: Padre, eu quero rezar, mas há tanto que fazer! Devo cuidar dos meus filhos; tenho os deveres de casa; estou demasiado cansado até mesmo para dormir bem. Isto até pode ser verdade; mas, se não rezarmos, nunca conheceremos a coisa mais importante de todas: a vontade de Deus a nosso respeito. Além disso, durante toda a nossa actividade, na multiplicidade das nossas ocupações, conseguiremos verdadeiramente pouco sem a oração» (Encontro com as Famílias, Manila, Janeiro 2015).
Sim, sem repousar em Deus é impossível descobrir a Sua vontade e o Seu sonho para a minha vida.
«Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor»
José não permanece no sonho. José tem os pés bem assentes na terra e o coração no olhos e no coração do Pai. Por isso, levante-se e faz a vontade do Pai. Provavelmente com dúvidas, com medo… Se calhar até com falta de vontade… Mas faz! Nele o mais forte é mesmo a confiança, a perseverança, a capacidade de arriscar naquilo em que acredita.
Também aqui José nos impulsiona à vida, a arregaçar as mangas e a pôr em marcha aquilo que vamos intuindo que o Senhor nos diz. Sim, porque é verdade que às vezes não O reconhecemos, não O escutamos, não O compreendemos; mas também é verdade que às vezes também sabemos muito bem por onde devemos ir, mas falta-nos a força e a vontade.
Para meditar
«Você deve ter seus pés apoiados firmemente na terra, como se tivesse quatro pernas. Dessa forma você estará no mundo. Mas você deve parar de olhar o mundo com sua cabeça; deve fazê-lo com seu coração; dessa maneira irá conhecer Deus» (do filme Comer, orar e amar»).
E é isto que hoje Te pedimos Senhor: uns pés bem assentes na realidade, social e individual, que cada um de nós vive e uns olhos no coração, para que possamos olhar o mundo e amar como Tu.
Fonte: http://retirosonline.blogspot.pt, da Família Missionária Verbum Dei

Comentários
Enviar um comentário