Os 6 erros da mulher samaritana e uma verdade maior do que eles


Se não conheces o relato, pega na tua Bíblia e procura o capítulo 4 do Evangelho de São João. Também podes aceder à Biblia Online e inserir a citação Jo 4, 4-41.

Passando pela Samaria, Jesus e os discípulos haviam caminhado cerca de 100 km. Então, detiveram-se a descansar debaixo de uma árvore, num lugar próximo à cidade de Sicar. Ali, Jesus ordenou que os discípulos fossem à cidade comprar alimento. Entretanto, sentou-se junto do poço de Jacob, e uma mulher, que veio da cidade com o seu cântaro, aproximou-se do poço para tirar água.

Seguiu-se um diálogo, que revelou 6 equívocos da mulher e 6 esclarecimentos de Jesus que lhe mudaram a vida:

1.º erro: A mulher pensava que Jesus não falaria com ela
E quando Jesus lhe pede água, ela desconsiderou o pedido, distraindo-se ainda com os preconceitos: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?»

Havia um preconceito. Os samaritanos não se davam com os judeus, nem os judeus com os samaritanos. Era uma barreira baseada em convicções religiosas: os judeus pensavam que só eles é que se podiam dirigir a Deus.

Outro preconceito era a proibição de um homem judeu falar com uma mulher na rua.

Jesus corrige os preconceitos: Ele é Deus para todos e fala individualmente com cada um: «Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: 'dá-me de beber', tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva!»

2.º erro: A samaritana julgou que o poço de Jacob era a única fonte de água viva
Disse-lhe a mulher: «Senhor, não tens sequer um balde e o poço é fundo... Onde consegues, então, a água viva? Porventura és mais do que o nosso patriarca Jacob, que nos deu este poço donde beberam ele, os seus filhos e os seus rebanhos?»

Jesus esclarece: Ele é que é a verdadeira fonte da água da vida: «Quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna.»

3.º erro: A samaritana interpretou as palavras de Jesus literalmente
Disse-lhe a mulher: «Senhor, dá-me dessa água, para eu não ter sede, nem ter de vir cá tirá-la.»

Também hoje muitos não entendem a Bíblia, porque a interpretam erroneamente. Alguns dizem: «Tudo é literal.» Outros dizem: «Tudo é simbólico.» A Bíblia é pedagógica. É real, enquanto é possível (assim como aconteceu naquele tempo, pode acontecer hoje, nos moldes atuais), e é simbólica, no sentido de apontar para um crescimento, um aperfeiçoamento na personalidade. Ao ler a Palavra de Deus, a nossa postura deverá ser: «Que me diz hoje, que me provoca hoje este encontro com Deus?»

4.º erro: A mulher julgou que a sua vida particular estava oculta para Deus
Jesus percebeu que a mulher não entendera as Suas palavras e pediu-lhe para chamar o marido. E isso ela entendeu prontamente.

Jesus não queria dizer que o marido era mais esperto do que ela. Quiz que ela caísse em si, na sua sede. Ela precisava de sentir necessidade da água da vida. Ela precisava de sentir o errado das suas más escolhas e ações. Quando ela disse: «Não tenho marido!», Cristo respondeu: «De facto, tiveste cinco e o que tens agora não é teu marido.»

Se Jesus conhece bem a nossa vida, Ele pode ajudar-nos com mais segurança.

5.º erro: A mulher pensava que o mais importante era o lugar de adoração
Disse a mulher a Jesus: «Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos antepassados adoraram a Deus neste monte, e vós dizeis que o lugar onde se deve adorar está em Jerusalém.» 

Jesus declarou-lhe: «Mulher, acredita em mim: chegou a hora em que, nem neste monte, nem em Jerusalém, haveis de adorar o Pai. Chega a hora - e é já - em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são assim os adoradores que o Pai pretende. Deus é espírito; por isso, os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.»

6.º erro: A samaritana pensava que o Messias ainda não tinha chegado
Disse a mulher a Jesus: «Eu sei que o Messias, que é chamado Cristo, está para vir. Quando vier, há de fazer-nos saber todas as coisas.» 

Jesus respondeu-lhe: «Sou Eu, que estou a falar contigo.» 

A verdade que liberta
A samaritana saiu da presença de Jesus Cristo iluminada e como uma verdadeira luz para os seus conterrâneos. Ela compreendeu os seus erros, reconhecendo-os. Aceitou a ação libertadora de Jesus. Foi salva. E, então, chamou muitos outros a conhecer o Salvador do mundo.

E hoje, nós...
Também nós, corrijamos os erros acerca de Deus. Reconheçamos os nossos erros. Busquemos a Jesus que está pronto a ajudar-nos, amavelmente. Aceitemos o Seu maravilhoso amor. E Ele nos dará a água que sacia a sede da alma no caminho para a vida eterna, trazendo perdão, vida e salvação.

Comentários