1. O que é o sacramento da Reconciliação?
O sacramento da Reconciliação, ou Confissão, é uma ação sagrada pela qual Deus perdoa os pecados daqueles que os confessam com sincero arrependimento e com propósito de emendar-se.
2. Porquê confessar-se?
Explica o Papa Francisco: «O perdão dos nossos pecados não é algo que possamos dar a nós mesmos. Eu não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, é um dom do Espírito Santo.» (Audiência Geral de 19 de fevereiro de 2014)
3. O que se requer para fazer uma boa confissão?
Para fazer uma boa confissão são necessárias quatro etapas:
a) fazer um cuidadoso exame de consciência (identificar as más obras praticadas: ações, pensamentos ou palavras que me tenham afastado de Deus, com que ofendi ou causei dano aos outros ou a mim mesmo.)
b) Arrepender-se dos pecados cometidos e fazer o firme propósito de não voltar a cometê-los (contrição)
c) Dizer os pecados ao sacerdote (confissão), escutar as suas palavras de conselho e receber a absolvição.
d) Cumprir a penitência (satisfação).
4. Sabias que uma boa confissão tem “4 C”?
Clara: Nomear as más ações pelo seu nome e explicar o contexto, mas não é preciso de dar muitos pormenores, nem acrescentar desculpas
Concreta: Referir o ato ou pensamento preciso, e não usar frases genéricas.
Concisa: Evitar contar a vida toda e, muito menos, elencar os pecados dos outros.
Completa: Não omitir nenhum pecado grave, vencendo a vergonha.
5. É possível obter o perdão sem a confissão?
Depois do Batismo, não é possível obter o perdão dos pecados mortais sem a Confissão. Para os pecados menos graves, é possível antecipar o perdão com a contrição perfeita acompanhada do propósito de confessar-se, com a prática da caridade e com a oração em favor do próximo.
6. Pode-se ter um verdadeiro arrependimento se se prevê que mais cedo ou mais tarde se tornará a cair em pecado?
O propósito de emenda é um compromisso que assumimos de ficar alerta por causa da nossa fraqueza. E conseguiremos cumpri-lo com a graça de Deus, rezando: «Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.»
7. Quais são os efeitos do sacramento da Reconciliação?
São a reconciliação com Deus, com a Igreja e com a sociedade, a recuperação da santidade recebida de Deus no batismo, o fortalecimento do ânimo espiritual para caminhar para a perfeição, a paz e a serenidade da consciência.
8. Como superar a dificuldade que se sente para ir confessar-se?
Quem tem dificuldades para confessar-se deve considerar que o sacramento é, antes de mais, um dom maravilhosos que o Senhor nos deu. No "tribunal" da Reconciliação, o culpado jamais é condenado, mas sempre absolvido. Pois quem se confessa não se encontra com um simples homem (padre), mas com o próprio Jesus, que, também hoje, nos toca ou nos cura.
9. A confissão ajuda a crescer nas virtudes?
A confissão é um meio extraordinariamente eficaz para progredir no caminho da perfeição, porque tem estes fatores de crescimento: reconhecimento dos erros, pedir conselhos para os vencer, sentir-se reconciliado e obter ajuda espiritual.
10. Porque é necessário cumprir uma penitência?
O sacerdote indica uma penitência - não deve ser entendida como algo mau, mas como o exercício das virtudes - para reparar o dano causado. Consiste no cumprimento de certos atos (orações, algum gesto de caridade, algum sacrifício, etc.), para tomar consciência e exercitar o propósito de emenda e, sobretudo, renovar a amizade com Deus e agradecer-Lhe o perdão recebido.

Ok
ResponderEliminarOK
ResponderEliminarOK
ResponderEliminar