Porque é que abril é o mês em que nos sentimos mais cansados? A ciência responde


Abril coincide com a época do ano mais difícil para o nosso organismo, uma vez que este precisa de se adaptar a várias mudanças que foram ocorrendo ao longo do tempo.

Desde que a primavera chegou e que a hora mudou, que há vários factores que se acumulam no nosso corpo, fazendo com que em abril a preguiça e a falta de energia se acentuem significativamente.

Mas afinal, o que é que nos leva a sentir tanto cansaço e preguiça?

A astenia
Esta é a sensação generalizada de debilidade e de falta de vitalidade, que se sente tanto a nível físico como mental. Impede-nos de realizar certas tarefas que faríamos com a maior das facilidades e pode surgir por diversos motivos.

Os cientistas explicam que a fadiga/cansaço pode surgir à medidas que os dias se alongam e que os nossos corpos se habituam à mudança da hora. O aumento da temperatura também tem alguma ‘culpa’, uma vez que faz com que cada pessoa se sinta mais cansada enquanto o organismo não se habitua ao ambiente.

Alergias
As alergias, que são típicas desta altura do ano, podem ‘obrigar’ muitas pessoas a tomar anti-histamínicos, que por sua vez podem causar alguma sonolência.

A melhor maneira de tentar combater este cansaço é tentar regular o nosso relógio biológico, e isso consegue-se descansando mais e sincronizando os nossos hábitos com o ritmo natural do dia a dia.

Aumentar a atividade física diária, fazer meditação e yoga, evitar bebidas alcoólicas e comidas estimulantes também são algumas medidas que podem ser adaptadas para ajudar o nosso corpo a voltar ao normal.


Cansaço também pode ser sinal de doenças

Quando o cansaço é persistente, há que ter cuidados. Pode ser um sintoma de outras complicações:

Hipotiroidismo: o déficit na produção das hormonas da tiróide afeta todo o metabolismo .

Insuficiência cardíaca: o coração perde a capacidade de bombear o sangue e o corpo carece de oxigénio e nutrientes.

Diabetes: além da desidratação provocada pela perda de urina, as células não recebem glicose.

Depressão: as alterações químicas no cérebro interferem no sono, no humor e na disposição física e mental.

Apneia do sono: marcado por interrupções na passagem do ar e perturbação do repouso.


FAÇAM O TESTE
Ao aceder a este teste e responder às perguntas, fica-se a saber se o nível de fadiga já passou dos limites considerados saudáveis: 


6 táticas para se livrar do cansaço

1. Fazer check-ups médicos
2. Hidratação
3 Alimentar-se regularmente
4. Exercícios físicos
5. Dormir bem
6. Atividades prazerosas

Comentários