Como ter autoridade sem ser autoritário(a)? Como tornar o dia a dia com as crianças algo prazeroso para elas? Como ajudar os filhos para que tenham autoconfiança? Listamos 13 dicas que podem ajudar pais e mães nesse desafio.
1) Amar os filhos de forma incondicional!
2) Atender às suas necessidades é o primeiro passo para evitar a irritação e desobediência por parte das crianças. Os pais não devem, por exemplo, exigir que um filho pequeno fique uma hora à espera da comida, ou confiná-lo num apartamento pequeno o dia inteiro.
3) Deixar que as crianças brinquem, se movimentem, aprendam e durmam no tempo e horas necessárias.
4) Estimular a independência da criança. Ela deve poder decidir e ter de assumir as consequências naturais das suas decisões. Se ela, por exemplo, não quiser almoçar, respeitar a sua decisão e não a forçar a comer, mas depois deixar que passe fome até à próxima refeição.
5) Estabelecer consequências para as más ações das crianças. Estas devem ser constantes, aplicadas por pai e mãe, imediatas, razoáveis, e relacionadas com o que se quer corrigir (se a criança sujou a sala, a consequência é ter de limpá-la, por exemplo).
6) Exigir sem ceder nas consequências estabelecidas. Evitar ameaçar com um castigo e depois ficar com pena de aplicá-lo, porque, nesses casos, os pais perdem autoridade.
7) Evitar divergências entre pai e mãe e, se as houver, um não deve desautorizar o outro à frente dos filhos.
8) Estabelecer poucas normas e de fácil execução.
9) Dar exemplo e também viver as normas estabelecidas.
10) Ser sincero e sempre falar a verdade aos filhos.
11) Elogiar mais as ações positivas do que corrigir as negativas. Para cada crítica, fazer pelo menos 10 elogios verdadeiros.
12) Nunca humilhar a criança.
13) Demonstrar à criança que confia nela.
Educar os filhos exige afeto e limites.
Atingir o equilíbrio entre o estabelecimento de regras e o carinho
é o segredo para uma educação bem-sucedida
JULIA | ESCOLA AED | estadao.com.br

Comentários
Enviar um comentário