O significado de cada frase da Ave-Maria


Cada parte da oração da Ave-Maria tem um significado baseado nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Igreja

“Ave, cheia de graça”
Na Anunciação, o Arcanjo Gabriel saudou Maria de Nazaré com estas palavras: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (Lc 1, 28)
Deus tinha grandes planos para o mundo e pediu a Maria que colaborasse no cumprimento desses planos. E Ele viu nela um coração generoso.
Deus hoje também tem sonhos grandes, deseja profundamente renovar a face da terra, e espera que cada um de nós contribua. Ele olha, em particular, para o nosso coração, para saber se estamos disponíveis ou não

O Senhor é convosco
«O Senhor está contigo», disse o Arcanjo Gabriel. Deus tem uma intimidade profunda com Maria, porque Maria também tem uma intimidade profunda com Deus.

Diz o Catecismo da Igreja Católica, no n.º 488: «Deus enviou o seu Filho» (GI 4, 4). Mas, para Lhe «formar um corpo», quis a livre cooperação duma criatura. Para isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe do seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na Galileia, «virgem que era noiva de um homem da casa de David, chamado José. O nome da virgem era Maria» (Lc 1,  26-27). 

Na tradição da Igreja, Maria é Filha de Deus Pai, é a Mãe do Filho e é a Esposa do Espírito Santo. 

Maria alimentou a intimidade com Deus através da oração das Sagradas Escrituras. No seu canto do Magnificat (clicar: Lc 1, 46-55) alude a muitos atributos de Deus.

«O Senhor esteja convosco»; «Ele esta no meio de nós», é um diálogo que fazemos em cada Eucaristia. E está mesmo presente.

A presença de Deus entre nós recorda-nos que a humanidade precisa de um Salvador – e esse Salvador é Jesus Cristo, que é Vida, Verdade, Caminho. Não queremos outra vida, outras verdades, outros senhores e mestres.

Bendita entre todas as mulheres
«Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre» (Lc 1, 42). Foi assim que Santa Isabel saudou Maria.

O bendito fruto do ventre de Maria é Deus, é o Filho de Deus. E é isso que faz com com «todas as gerações a chamem bem-aventurada» (Lc 1, 48).

Maria reconhece diante de Deus: «Porque olhastes para a humildade de sua serva, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.»

Deus é humilde ao ponto de propor, de fazer um pedido, de sugerir uma vocação às pessoas. E as pessoas humildes, que aceitam e dão tudo o que podem e sabem, tornam-se bem-aventurados.

Santa Maria, Mãe de Deus
Na primeira comunidade cristã, enquanto cresce entre os discípulos a consciência de que Jesus é o Filho de Deus, torna-se cada vez mais claro que Maria é a Theotokos, a Mãe de Deus. Ela é a Mãe de Jesus, «aquele que salvará o povo dos seus pecados»; é a Mãe do Emanuel, que significa Deus connosco (Mt 1, 21-23).

Rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte
A Tradição da Igreja, baseada nas Escrituras, sempre nos ensinou: «Peçam à Mãe que o Filho atende!»

Diz o Catecismo da Igreja Católica, n.º 969, que «a bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora e medianeira» (n.969).

PARA APROFUNDAMENTO:

Comentários