A educação está, fundamentalmente, nas ‘mãos’ dos pais, mas há outros intervenientes no desenvolvimento das crianças: irmãos, familia, colegas, professores, etc.
Tudo oque acontece na vida das crianças produz alguma mudança e tem influência no seu desenvolvimento. Podem ser eventos temporários, como, por exemplo, a visita a familiares ou de familiares, a amigos ou de amigos, a vizinhos ou de vizinhos; outros exemplos são as idas dos pais para o trabalho; dos irmãos para as aulas, dos tios e ou padrinhos para uma celebração religiosa, cultural, política ou associativa.
E há outros eventos que produzem mudanças mais duradouras, como o nascimento de um bebé - irmão ou sobrinho -, ou a separação dos pais, ou a migração, ou a morte.
Papéis dos familiares - avós, irmãos, tios, padrinhos - no desenvolvimento das crianças
- O Divertido. Podem ser uma boa opção de diversão, porque, como estão livres de responsabilidade, podem permitir que a criança tenha mais diversão quando estão ao seu cuidado. Esta experiência pode, além disso, inspirar novas ideias de convívio em casa, e vice-versa.
- O Bom Confidente. Podem ouvir e guardar confidências sobre as quais as crianças talvez não se sintam à vontade de falar com os pais. E podem fornecer-lhes um ponto de vista diferente ou dar-lhes conselhos.
- O Modelo de Conduta. Hoje em dia as crianças são influenciadas pelas plataformas digitais e pelos colegas. Se o pai e a mãe não podem ser amigos, todos os outros familiares podem sê-lo e constituir-se exemplos alternativos que ofereçam bons valores.
- O Apoio Emocional. Podem ser um bom apoio emocional no seio da família em situações de conflito, nunca tomando posição, mas convertendo-se em mediadores da família.
- O Cuidador. Podem proporcionar alívio aos pais, substituindo-os quando necessitem fazer algo.
- O Presenteador. Podem manifestar-se presentes e comunicativos com telefonemas, mensagens, visitas, etc. Serão divertidos ou sérios quando tiverem de o ser. E as prendas serão sempre sinal exterior de um vínculo interior e não mera cortesia ou compensação de ausências.
Melanie Notkin fundou uma comunidade online de tios

Comentários
Enviar um comentário