A adolescência traz com ela muitas dúvidas nas cabeças dos filhos, que mal acabaram de deixar a infância. Já do lado dos pais, é a hora de surgirem os questionamentos sobre como abordar temas importantes com os novos jovens e acompanhar o crescimento e amadurecimento dos filhos.
O psicólogo de família Miguel Perosa afirma que o diálogo natural é sempre o melhor caminho: «No cenário ideal, imagino a família jantando e comentando os assuntos do dia. Na medida em que há diálogo na família, nada deve ser tabu.»
Karina Rodrigues, também psicóloga, defende que cada adolescente tem um ritmo e forçar uma conversa só deixa a relação de pai e filho artificial: «É bom deixar os filhos se expressarem à maneira deles e esperar que os assuntos surjam. Mas também os pais podem ter uma percepção aguçada e tomarem a iniciativa de abordar determinados assuntos.»
Temas importantes para falar com os filhos adolescentes
Relacionamentos
Nesta etapa, os relacionamentos amorosos ou de amizade costumam começar e terminar com frequência. É importante a orientação neste momento acerca de como lidar com as emoções. Dialogar com os adolescentes e tentar entender e participar do que está a acontecer na vida dos filhos terá mais efeito positivo do que a simples opinião ou proibição.
Sexualidade
Assunto clássico para tratar com os adolescentes. Eles têm muitas dúvidas sobre sexo e muitas vezes não têm naturalidade para tratar disso em casa. A sugestão é sempre manter abertura para as perguntas dos filhos, em todas as idades, e tratar a questão com naturalidade. Consultar um(a) ginecologista também é uma saída quando a mãe ou o pai não se sentem tão à vontade para falar sobre o assunto.
Drogas
Com relação às drogas, o segredo, segundo os especialistas, é esclarecer os riscos do consumo da substância. Demonizar o tema gera mais curiosidade.
Aparência física
Muitos adolescentes sentem-se inseguros com a aparência física. A fórmula é explicar que cada um tem as suas qualidades e que a opinião alheia não deve ser o mais importante. E se há motivos de perturbação, como acne, problemas de dentição, etc., a solução é procurar os especialistas na área (dermatologista, dentista, etc.).
Carreira
Nesta época também surgem dúvidas quanto a carreira a seguir, e é necessário estar disponível para tirar dúvidas e, sobretudo, fazer sobressair as qualidades de cada filho, para que sejam eles a escolher. Tentar impor uma profissão a um adolescente pode trazer prejuízos futuros importantes, como a insatisfação profissional tardia.
Religião
Este assunto é, por muitas vezes, razão de discordância entre pais e filhos. Impor uma visão religiosa ao adolescente é prejudicial. Mais do que a opinião, a experiência religiosa é que é válida. Sem esquecer que a adolescência é uma época de curiosidade.

Comentários
Enviar um comentário