Alguns dos hábitos curiosos dos europeus


Os alemães são pontuais nos compromissos, obedecem rigorosamente à lei - se o semáforo estiver vermelho e não houver qualquer carro nas proximidades, mesmo assim, nem carro nem peão avançam - e executam com precisão as suas tarefas. A limpeza dos espaços públicos é rigorosa: nada de beatas de cigarro no chão, nem cascas de fruta ou outros desperdícios.
Os alemães não confundem relações pessoais com relações de trabalho. A familiaridade de uma festa é logo substituída pelo formalismo e as exigências do trabalho no dia seguinte.
Bater em crianças pode trazer sérios problemas na Alemanha. Seja na escola ou em casa, a pessoas que agredir uma criança correrá o risco de ser presa.
Os alemães odeiam ruídos em excesso. Festas barulhentas podem levar um anfitrião a ser admoestado pela polícia. Exige-se silêncio absoluto em casa entre as 22h00 e as 6h00.

Os belgas adoram batatas fritas. Existe até um museu dedicado a esse tipo de alimento no país.
As principais regiões da Bélgica são Valónia e Flandres. Confundir ou fazer comparações entre valões e flamengos são gafes imperdoáveis. Isso ocorre porque os habitantes deste país se consideram primeiro são valões ou flamengos antes de belgas.

Holandeses, alemães, britânicos e belgas detestam atrasos.

Espanhóis reparam e julgam os outros pelo seu modo de vestir. Quem se veste com desleixo é muito mal visto.
Os espanhóis tem o hábito de fazer piada sobre os habitantes de outras regiões do país (os andaluzes, por exemplo, dizem que os catalães são avarentos). Todavia, consideram desrespeitoso que um estrangeiro se expresse da mesma maneira.
Dois dos produtos mais consumidos na Espanha são o azeite e o presunto produzido com a pata traseira do porco. E a refeição mais comum são as tapas, cujo nome vem do verbo tapar, e surgiu durante a Idade Média, quando os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou morcela por cima.

Os portugueses são grandes consumidores de frutos do mar e peixes, tanto que um dos pratos típicos é a açorda de mariscos. Um dos peixes mais consumidos é o bacalhau. O caldo verde – que é preparado com azeite, linguiça, couve, batatas e caldo de galinha ou de carne – é também bastante popular.
Doces preparados com ovos são comuns na culinária portuguesa. Os mais conhecidos são o pastel de Belém e o pastel de Santa Clara. O pudim abade de Priscos é uma das sobremesas mais apreciadas.

Os franceses são mestres na arte de entreter os convidados para uma refeição lá em casa. Os aperitivos podem demorar uma hora.
Eles jamais palitam os dentes em público.

Holandeses, e outros povos do norte da Europa, usam poucas palavras e olham com estranheza quem fala demais (e usa palavrões). Também não apreciam o excesso de gestos.
Os holandeses usam a bicicletas diariamente, inclusive nos meses mais frios do ano.

Os irlandeses são muito francos. A franqueza é muito bem vista no país.
A Irlanda é o único país com um feriado dedicado a um livro. O Bloomsday, comemorado a 16 de junho, foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce.

Os italianos não suportam quem ostenta demais.

Para os britânicos, o seus país deve ser chamado apenas de United Kingdom (reino Unido, Grã-Bretanha). Não é England nem eles são english.
Os britânicos não chamam ninguém pelo primeiro nome até terem algum tipo de convivência/intimidade com a pessoa. Preferem chamar alguém pelo apelido, antecedido por Mr. ou Mrs.
Os britânicos - ingleses, escoceses, galeses, irlandeses - odeiam pessoas que se encostam demais ou dão chapadinhas nas costas. Elevar o tom da voz também é sinal de malcriadez.

Os russos são extremamente patriotas. Comentários negativos sobre o país e sobre a sua relação com o Ocidente são considerados ofensa.
Deixar restos de comida no prato é considerado rude para os anfitriões russos.
Na Rússia, assobiar a uma mulher bonita é o cúmulo do desrespeito.

Os romenos comem sopa quase todos os dias, acompanhada por um pedaço de pão. 

Búlgaros, sérvios, turcos, gregos e romenos têm em comum um prato turco, a moussaka, uma espécie de lasanha com fatias de berinjela e carne moída.

Os islandeses tem o hábito de deixar os bebés do lado de fora dos cafés e restaurantes.

Suecosnoruegueses, finlandeses e dinamarqueses não gostam de pessoas que maltratam animais. Quem tratar mal um animal ganha a sua inimizade.

Os suíços tem um sentido de limpeza exemplar, seja nos espaços públicos, seja no interior das casas, onde possuem um armário para guardar os sapatos à entrada - também os das visitas.

Comentários