As Sete Alegrias de Nossa Senhora


A tradição das Sete Alegrias da Santíssima Virgem Maria, também chamada Rosário Franciscano, surgiu no início do século XV, em Itália.

Nesta oração, criada pelos Frades Franciscanos, recordam-se as alegrias de Maria de Nazaré, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, Nossa Senhora, evocando episódios da sua vida relatados nos Evangelhos e na Tradição da Igreja.

Nessa oração, reza-se um “Pai-nosso”, dez “Ave-Marias” e um “Glória ao Pai” para cada uma das alegrias da Mãe de Deus.

1.ª Alegria de Nossa Senhora: A Anunciação do Anjo
Saudamos-te, Maria de Nazaré, como o Anjo Gabriel: «Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo…» (Lc 1, 28). E Ele logo te disse: «Conceberás em teu seio e darás a luz um filho a quem porás o nome Jesus» (Lc 1, 31).
Após ouvir a explicação do Anjo, tu te colocaste à disposição do Senhor: «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo vossa palavra» (Lc 1, 38).
Assim nos mostraste o caminho a seguir: Aceitar a nossa vida como dom e graça que Deus nos apresenta cada dia, e vivendo com total doação tanto as alegrias como as dificuldades.
Por essa alegria, ó Maria, ensina-me que Jesus habita em mim, na sua Palavra de Deus, no Seu Corpo, hóstia da comunhão, em cada pessoa e ser da criação, em cada gesto de amor. 

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

2.ª Alegria de Nossa Senhora: Visita a Santa Isabel
Viajamos contigo, Maria, de Nazaré até à casa de Zacarias, e vemos -te a saudar a tua prima Isabel (Lc 1, 39-56). Ao ouvir-te, ela ficou cheia do Espírito Santo, e o menino saltou no seu ventre. E ouvimos como ela te felicita: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre» (Lc 1, 42).

Por essa alegria, ó Maria, hoje te rogamos que venhas visitar-nos, para nos trazeres Jesus Cristo e o seu Santo Espírito.

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

3.ª Alegria de Nossa Senhora: Nascimento de Jesus em Belém
Entramos na gruta e vemos-te, Maria, e a José, e o menino Jesus na manjedoura. Alegramo-nos por este presente que nos dás, e cantamos a Deus nesta noite de paz e amor: “Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens que Ele ama» (Lc 2, 14).

Por esta alegria, ó Maria, sê hoje e sempre, com o teu esposo José, para nós, aquela que nos ensina a mostrar Jesus a todas as crianças, em particular as da nossa família e aquelas que ainda O não conhecem.

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

4.ª Alegria de Nossa Senhora: a adoração dos três Magos
Na gruta de Belé, ao teu lado, maria, e de São José, somos testemunhas, com alegria, de que três sábios do Oriente acreditam nos sinais de Deus, se puseram a caminho e, com humildade, adoram o Menino Deus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra, como homenagem e reconhecimento (Mt 2, 11).

Por esta alegria, ó Maria, nós, junto com os Magos do Oriente, queremos adorar o teu Filho divino, e render-lhe homenagem com os nossos melhores presentes: as orações, as ações, a fé.

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

5.ª Alegria de Nossa Senhora: encontram Jesus no Templo
Que alegria sentimos contigo ao encontrar Jesus e poder abraçá-Lo, como vós O encontrastes no Templo de Jerusalém! (Lc 2, 41-52).

Por esta alegria, ó Maria, queremos repetir, como São Francisco  de Assis, que, com grande alegria, dizia: «É isto mesmo que eu buscava, é isto o que deseja meu Coração.»

Ó Maria, quando nos sentirmos perdidos, longe de Jesus, ajudai-nos a encontrá-Lo dentro de nós, na Igreja e em toda a criação.

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

6.ª Alegria de Nossa Senhora: Vê Jesus Ressuscitado
Ó Mãe de Jesus, contigo nos alegramos por O vermos ressuscitado. Ele é o Pão Vivo que dá a Vida ao mundo, a luz «que ilumina todos os que vêm a este mundo» (Jo 1, 9), é «o caminho, a verdade e a vida» (Jo 14, 6), é a «paz e o perdão» (Jo 20, 19-23), «Homem acreditado por Deus junto de nós, com milagres, prodígios e sinais, entregue, morto na cruz, que Deus ressuscitou e constituiu Senhor e Messias» (At 2, 14-36).

Por esta alegria, ó Maria, queremos repetir, como S. Tomé: «Senhor meu e Deus meu» (Jo 20, 28); «Meu Deus e meu tudo!»

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

7.ª Alegria de Nossa Senhora: Assunção no Céu e Coroação
Que alegria sentimos contigo, Maria, porque elevada aos Céus estás junto do Teu Filho amado. E como soberana és intercessora e auxiliadora nossa.

Por esta alegria, ó Maria, Tu, humilde mortal, agora és Rainha dos Céus e da Terra, e mostras-nos o caminho que havemos de percorrer no Reino de Deus já qui na Terra, para aí chegar, ser habitantes do Reino dos Céus e receber a coroa da Vida.

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

Outras Alegrias de Nossa Senhora
que podem ser escolhidas como alternativa de alguma das acima referidas

Alegria de Nossa Senhora: nas Bodas de Caná
Como nos surpreendeste, Maria, quando anteviste que o vinho estava a acabar.
Percebemos que amavas aqueles noivos e aquela família como teus próprios filhos e tua própria família.
Por isso solicitaste a Jesus, Teu Filho, que fosse irmão deles e providenciador de uma alegria sem fim.

Com esta alegria, ó Maria, queremos também entender o modo como o teu Filho te trata: «Mulher» (Jo 2, 4). O Apóstolo João não quer dizer que Jesus te ofende, mas afirma algo mais profundo: para Ele, és mais do que sua mãe, és mulher. O evangelista é muito sensível à participação das mulheres na missão de Jesus e na comunidade dos seus amigos. Jesus não as trata pelo nome, mas com o título de “mulher”. Também te tratará assim na cruz (Jo 19, 26); à samaritana (Jo 4,21), primeira anunciadora do Messias aos não-judeus (Jo 4, 28.41s); e a Madalena (Jo 20,15), a primeira testemunha da ressurreição (Jo 20, 17s).

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

Alegria de Nossa Senhora: é família de Jesus porque cumpre a Sua Palavra
Feliz és tu, Maria, a Bem-aventurada, o melhor exemplo de alguém que ouve a Palavra de Deus e a encarna na própria vida! Soubeste escutar Deus, perceber a Sua vontade e pô-la em prática. Soubeste dizer «sim».

Por esta alegria, ó Maria, nos alentas, pois, se não podemos ser iguais a Ti na maternidade Divina, podemos imitar-Te como discípulos(as) do Senhor que acolhem e vivem a Palavra de Deus.

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

Alegria de Nossa Senhora: Pentecostes
Maria, és Mãe de Jesus e também Mãe dos Apóstolos. Com a tua presença materna auxilias os discípulos a perseverarem na fé e a ser confirmados e fortalecidos no Espírito Santo Consolador. Com a descida do Espírito Santo, os apóstolos animados por ti, venceram seus temores e, destemidos, proclamaram o Evangelho.

Pos esta alegria, ó Maria, também nos tornas discípulos fortalecidos pelos dons do Espírito Santo e nos concedes a graça de os concretizar através das virtudes.

Rezar: Pai-nosso; 10 Ave-Marias e Glória ao Pai

Comentários