É o aspecto mais positivo deste sentimento. Quando alguém diz: “Estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso” o significado da palavra orgulho está ligado a admiração pelo feito, pela conquista, pela capacidade de realizar. Podemos dizer que é positivo, no sentido de que este tipo de sentimento ajuda nas relações sociais e também pode fazer com que as pessoas se esforcem para atingir o máximo de seu potencial.
Pais e filhos, treinadores e seus pupilos, professores e alunos podem deste modo estabelecer uma forma de reforço baseado no orgulho. Por exemplo, um aluno pode estudar mais, muito mais, e ir super bem em uma prova porque espera estar à altura da avaliação de seu professor, que o considera excepcional. Assim, ele dá mais de si para receber o elogio, para fazer o outro bem, para ser admirado.
O orgulho como preconceito
É quando se considera numa posição de superioridade e não quer aproximar-se das outras pessoas, a quem ele - ou a sociedade classificou por classes -, consideradas inferiores ou piores. Os motivos podem ser económicos, religiosos, familiares, étnicos, etc.
Este tipo de orgulho dá origem a sentimentos de superioridade e de inferioridade. E expressa-se em críticas destrutivas, desprezo, irritação, intolerância, tristeza, lamúrias... por exemplo.
O orgulho como rancor
É o mais negativo e destrutivo. Os motivos que podem ocasionar discórdia não são resolvidos e, porque ninguém quer dar o braço a torcer, pedir desculpa, reconhecer que não tem razão, acontece o afastamento.
Como vencer o orgulho negativo
- avaliar se o sentimento é verdadeiro, útil e bom. Se não for sequer uma só destas premissas, não faz bem e é melhor começar a mudar a mentalidade.
- Pensar na humildade, no amor, na compaixão e praticar estas virtudes.

Comentários
Enviar um comentário